Notícias

Entrevistas

Faccioli relembra campanha histórica do Noroeste no Brasileirão de 78

Faccioli Noroeste

Foto: Noroeste de 1978, com o atacante Faccioli – Divulgação/Bola na Área

Com gol marcado há 42 anos, ex-atacante Faccioli relembra vitória em cima do Flamengo de Zico

O Esporte Clube Noroeste, equipe do interior de São Paulo, disputa atualmente a terceira divisão do futebol paulista (Série A3), mas em 1978 o alvirrubro de Bauru-SP disputou a elite do campeonato estadual e também do Brasileirão. Uma das principais peças da época, o ex-atacante João Carlos Faccioli, relembra a histórica campanha do “Norusca” no Brasileiro, temporada em que a maquininha vermelha venceu até o Flamengo de Zico.

Nos dias atuais os campeonatos nacionais são divididos em quatro divisões, as três primeiras com 20 equipes cada, e a série D com 68 participantes, mas em 1978, 74 equipes disputaram a elite do brasileiro.

Na temporada que acontecia em meio a ditadura militar, o Noroeste foi sorteado no grupo E, ao lado de Palmeiras, São Paulo, Botafogo-SP, Ceará, América-SP, Comercial, Fortaleza, Moto Club-MA, River-PI, Sampaio Corrêa e Flamengo-PI.

Ao término da fase inicial, os seis melhores de cada grupo avançaram para a segunda fase. Como finalizou a sua campanha entre os seis últimos do grupo, o Noroeste disputou a repescagem.

A segunda fase dividiu as melhores e piores campanhas da fase inicial. Classificando na sétima posição, o alvirrubro foi para o segundo grupo, e após garantir a liderança da repescagem, conquistou a vaga para a terceira fase.

No terceiro período do Brasileiro, o Norusca ficou na chave C, ao lado de Grêmio e Palmeiras, que avançaram para as quartas de finais, já Botafogo-RJ, América-SP, Coritiba, Flamengo e São Paulo ficaram pelo caminho.

Na ocasião, o clube bauruense finalizou sua campanha com quatro pontos em sete jogos, ficando a frente do São Paulo. Nesta fase, o Noroeste empatou com o tricolor paulista, no Morumbi, em 2 a 2, e venceu o Flamengo em Bauru, por 1 a 0, gol de Faccioli.

Sendo um dos destaques do trio de ataque da maquininha vermelha no Brasileirão e no Paulistão de 78, ao lado de Baroninho e Jairzinho, João Carlos Faccioli declara que foi um período memorável. “São duas pessoas maravilhosas, Jair e Barone, um foi campeão do mundo e o outro tricampeão”, enaltece.

Autor do gol diante do Flamengo, Faccioli diz que foi uma partida inesquecível. “Foi um jogo diferente contra um Flamengo completo, eles estavam sem o Zico, mas foi uma grande vitória, um jogo inesquecível”, completa.

Ao término do Brasileirão, o Noroeste ficou na 28ª colocação com 23 pontos em 23 jogos. Foram 9 vitórias, 5 empates e 9 derrotas.

Conhecendo Clubes do Interior de SP: Noroeste

Esportes Mais

Deixe uma resposta