
“Primera RFEF” 25/26 tem 20 clubes em cada um dos dois grupos, e após 38 rodadas o primeiro colocado garantirá o acesso direto à segundona
A temporada 2025/2026 da “Primera RFEF”, nome oficial da Terceira Divisão espanhola, que tem 40 clubes participantes, teve o turno terminado em seus dois grupos. A bola rolará até maio de 2026.
Cabe lembrar que há uma mudança: o primeiro colocado de cada um dos dois grupos garantirá o acesso direto à segundona 26/27, porém ambos serão considerados campeões. Não haverá mais uma finalíssima.
As últimas duas vagas de acesso se decidirão nos play-offs, que terão duas fases, envolvendo do segundo ao quinto lugar de cada grupo. Por outro lado, os cinco últimos colocados de cada descenderão à “Segunda RFEF” (quarta divisão).
Tenerife teve a melhor campanha geral do turno na “Primera RFEF”
O Grupo I, com equipes da Galícia, Astúrias, Castilla y León, Extremadura, Castilla – La Mancha, Madri, Navarra, País Vasco e Ilhas Canarias, tem o Tenerife, recém-rebaixado da segundona, disparado na liderança. O Tete lidera com 44 pontos ganhos, frutos de 14 vitórias, dois empates e três derrotas. São oito pontos de diferença para o Celta Fortuna. Pontevedra, com 33, Real Madrid Castilla e Bilbao Athletic, com 31 pontos somados, fecham o G-5. Na zona de rebaixamento estão Ponferradina, com 20, Arenteiro, com 18, Osasuna Promesas e Deportivo Guadalajara, com 18, e o lanterna Cacereño, com apenas 16 pontos conquistados. Também compõem o grupo: AD Mérida, Arenas de Getxo, Barakaldo, Lugo (invicto como mandante), Talavera de la Reina, Ourense, Racing Ferrol, Real Avilés, Unionistas de Salamanca e Zamora.
No Grupo II, com times da Andaluzia, Madri, Murcia, Comunidad Valenciana, Aragão, Catalunha e Ilhas Baleares, na ponta está o Sabadell. Os Arlequinados (invictos em casa e sem um gol sofrido sequer) somam 38 pontos, um a mais que o Atlético Madrileño (invicto em casa). Eldense, com 32, Europa (invicto em casa), com 31, e Real Murcia, com 30 pontos ganhos, fecham o G-5. Por outro lado, Juventud Torremolinos, com 22, Sevilla Atlético (nenhum triunfo fora), com 19, e os lanternas Atlético Sanluqueño, Betis Deportivo (nenhum triunfo fora) e Marbella (nenhum triunfo fora), todos com apenas 15 pontos conquistados, estão na zona de rebaixamento. Também compõem o grupo: Alcorcón, Algeciras, Antequera, Teruel, Cartagena, Gimnàstic de Tarragona, Hércules, Tarazona (invicto em casa), UD Ibiza e Villarreal B são os integrantes.