Notícias

Matérias Especiais

Soccerrolling: uma visão diferente dos games de futebol

Soccerrolling

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Novo modelo de futebol no mundo dos games é novidade no mercado

Você já ouviu falar de Soccerroling? Imagino que não. Mas aposto que já ouviu falar de Role-Playing Game, ou RPG, um famoso gênero de games. No RPG, normalmente você tem que passar por vários desafios evoluindo suas habilidades até chegar na fase final para derrotar o chefão. Agora imagina se no lugar de vales, montanhas, cenários místicos, o local das aventuras fosse um campo de futebol. Esse pensamento levou Adriano Peres e Vinícius Alves a desenvolverem o Soccerrolling, um jogo que mistura ideias do RPG com o soccer.

O que eu preciso para jogar Soccerrolling?

Você precisa de dois dados de 6 lados, um editor de pdf ou o jogo impresso acompanhado de caneta ou lápis.

Quanto custa para jogar?

Nada! O jogo é grátis e está disponível no grupo de Facebook com o mesmo nome do jogo.

Aspas para os criadores

Conversamos com os criadores sobre o jogo. Segue a fala de Vinicius Alves

O nascimento do Soccerrolling foi obra do acaso, literalmente. Talvez se fosse combinado não teria dado tão certo (risos). Tudo começou quando encontrei o grupo Solo RPG, gerenciado pelo Tarcisio Lucas, que visa disseminar o conceito do RPG solo no Brasil. Não é necessário reunir um grupo para jogar o tradicional RPG. Lá, os membros escreviam os seus próprios jogos, o que possibilitou a iniciativa de fazer algo diferente.

Como sempre gostei de futebol, escrevi uma versão crua do Soccerrolling, chamada ‘The Manager RPG 2008’. A mecânica era bem básica. Tanto é que até certos atributos do jogo tinham nomes bem diferentes. Foi então que o Adriano Peres, que era membro do grupo também, entrou em contato comigo ressaltando seu interesse no jogo. Fizemos amizade e ele me ajudou a elaborar a estrutura do The Manager com mais minuciosidade. Assim nasceu o The Manager 2.0. Devido a repercussão que teve, houve a necessidade de criar um grupo específico para sanar dúvidas da mecânica e lançar mais edições. Com o tempo foi saindo a versão 2.5, além de versões de campeonatos europeus e uma série denominada ‘E Se’, onde você pode reverter campanhas frustradas de grandes times do passado.

Em seguida, fizemos uma entrevista no canal Mate Football, do Matheus Pucci, e lá anunciamos a mudança do título do jogo para Soccerrolling, justamente para dar uma identidade própria e nos fornecer a ideia de rolar os dados para simular partidas de futebol. E assim vamos remando nesse oceano de ideias, para que a garotada possa se divertir de forma tradicional, estimulando a leitura, a matemática e, principalmente, a imaginação. Além disso, romper o tabu do RPG sendo somente um jogo do gênero medieval.

Já o Adriano Peres, que é o responsável por desenvolver as tabelas necessárias para se jogar, fez um post sobre nossa amizade e uso das palavras dele para descrever o que esse jogo significa para mim.

O jogo Soccerolling! Foi criado em Fevereiro de 2019, quando Vinícius Alves fez um protótipo de um jogo com elementos de RPG , que tinha como ambientação simular o gerenciamento de um time de futebol dentro de campeonatos. Achei a proposta muito interessante, e tomei a liberdade de contatar o Vinícius e sugerir a ele algumas coisas, que acabou por transformá-lo em uma forma de entretenimento original e inovadora, onde você não precisaria ter algum tipo de software ou dispositivo, mas sim apenas papel, caneta, e dois dados comuns. Nossa amizade pessoal além da parceria foi aumentando e sendo cada vez melhor, onde houve cada vez mais inspirações que foram surgindo e estruturando cada vez mais o jogo. Tivemos a oportunidade de postá-lo em uma comunidade do Facebook focada em jogos de RPG, onde algumas pessoas se interessaram, e vieram a nos procurar para aprender mais. Vimos a necessidade de criar um grupo próprio dentro do Facebook, para organizar melhor todos os nossos projetos; Além disso, vimos a necessidade também de demonstrar ‘na prática’ o jogo e suas peculiaridades, então criamos um canal no Youtube, para sanar quaisquer dúvidas dos amigos de nossa comunidade. Posteriormente, tivemos o apoio de alguns escritores e amigos no meio do RPG, que de alguma forma contribuíram para a evolução de nosso trabalho. Fomos convidados a fazer até mesmo uma entrevista em um canal de jogos manager, cujo tema foi a principal inspiração para tudo isso. Isso nos deu uma maturidade tal, que vimos a necessidade inclusive de mudar o nome de ‘The Manager’ para o atual com o objetivo de criar uma identidade própria sem atrelá-lo a algo existente.

O objetivo desse texto é contar a história de um amigo que fizemos recentemente. Esse rapaz, que por coincidência veio da mesma cidade do que eu, possui autismo em grau leve. Infelizmente, ainda existe pessoas desinformadas nesse mundo, e ele acaba sendo excluído dos seus colegas, onde muitos o tratam até com indiferença, porém não percebem a capacidade e inteligência que tem. Quando conheceu o Soccerrolling!, encantou-se com a ideia. Obteve foco, distração, esperança de dias melhores, e, como amante de futebol e RPG, viu sua vontade ser satisfeita com o Soccerrolling! Dentro de sua imaginação, tornou-se um técnico de time de futebol, que busca alcançar todos os objetivos dentro de uma competição. Dentro do campeonato, imerso nesse ambiente, ele imaginou tudo… a torcida, os jogadores, muitos gols, as melhores jogadas, e no fim, receber um troféu por ter sido simplesmente o melhor. Mesmo que de forma imaginária, ele percebeu que é um herói, não somente dentro do jogo mas na vida real também. O psicólogo dele acabou inclusive virando fã do jogo porque ele realmente contribuiu para a evolução de seu paciente. Ou seja, o objetivo primordial de fornecer diversão foi alcançado, e de uma forma surpreendente. Ele veio pessoalmente conversar conosco sobre a sua vida, e tudo o que aconteceu. Grandes feitos devem ser mostrados, e por isso, estamos aqui para homenageá-lo pelo seu poder de superação. Contatamos ele para perguntar se ele gostaria que fizéssemos essa homenagem, e ele disse que esse é um dos momentos mais felizes de sua vida, semelhante ao dia que seu colégio simplesmente parou para ver a sua palestra, em Novembro de 2018.

Estamos aqui fazendo essa homenagem ao Amir, contando a história desse valioso amigo que fizemos nesses últimos tempos. Esse fato nos deu uma motivação para nunca desistirmos desse projeto, pois ajudar alguém, não importa de que forma, é algo que nem mesmo todo o dinheiro do mundo é capaz de pagar. E quando surgirem mais pessoas, que encontrem nessa simples forma de entretenimento um sentido para sua vida, estaremos aqui para fazer o nosso melhor. Sempre.

Espaço do autor

Esse jogo é tão bom que em parceria com o próprio Adriano lancei o RPG do FA, uma versão semelhante ao Soccerrolling, porém de NFL. Meu currículo de treinador no jogo inclui: Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Mundial de Clubes com o Brasil de Pelotas e uma Eurocopa com Israel.

Duas pessoas sensacionais fazem o jogo e eu como entusiasta dele, escrevo essa matéria como forma de agradecimento para eles.

Link do Soccerrolling: https://www.facebook.com/groups/2375984249120531/

Link do RPG do FA: https://www.facebook.com/groups/382819412371182/

 

Esportes Mais

Amir Bliacheris (40 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta