Sevilla vence Schalke em X Troféu Antonio Puerta em noite de homenagens
Torneio amistoso é disputado em memória a ídolo que faleceu em campo em 2007
Roque Mesa e Munir fizeram os únicos gols da partida válida pelo X Torneio Antonio Puerta entre Sevilla e Schalke na noite desta sexta feira (22) onde o resultado era o menos importante.
Antonio Puerta foi o símbolo da transformação do Sevilla no meio da década passada. Até então sem títulos de expressão, exceto longínquo título espanhol de primeira divisão de 1945/46, o time da região da Andaluzia vivia apenas uma rivalidade regional com o Real Bétis e após o título da segunda divisão em 2000/01 as coisas começaram a mudar.
Início de uma ‘amizade’ entre os clubes
Uma nova geração de jogadores despontou e fez o Sevilla ser mais conhecido no mundo e o gol de Antonio Puerta na semifinal diante do Schalke foi importante para tudo isso. Aliás, por conta desta partida os times passaram a nutrir uma amizade sem fronteiras. Mesmo derrotado o Schalke soube reconhecer o mérito adversário e passaram a ser clubes “amigos”. Não é incomum ver nas torcidas flâmulas, bandeiras ou cachecóis dos dois times juntos. Nas contas das redes sociais oficiais de ambos os clubes, a troca de gentilezas apoiando e torcendo pelos “amigos” também é muito vista.
Evolução do Sevilla
Com a classificação diante dos alemães, a goleada por 4 a 0 diante do Middlesbrough (ING) na final da antiga Copa da UEFA (hoje UEFA Europe League) foi o primeiro título de expressão em quase 60 anos (depois de uma Copa da Espanha de 1948). Dali em diante o clube subiu de patamar, muito com a ajuda de Antonio Puerta.
No ano seguinte, na Supercopa da UEFA, o Sevilla venceu o Barcelona por 3×0 e conquistaram mais um título. A partir daí, a frequência do time Andaluz em participações em competições europeias começou a crescer cada vez mais.
Na temporada seguinte, mais uma vez o Sevilla chegou a final. A partida, foi decidida nos pênaltis e Antonio Puerta foi o responsável pelo gol do título. Atuação tão boa que sacramentou sua posição como ídolo rojiblanco.
Morte de Antonio Puerta
Infelizmente, o jogador veio a falecer após várias paradas cardíacas, onde a primeira veio acontecer ainda em campo. Desde então, a taça Antonio Puerta vem sendo disputada como homenagem ao jogador que fez o Sevilla ser hoje reconhecido como um dos times mais respeitados da Espanha.