São Paulo e Corinthians disputam vaga na final da Copa do Brasil
Com duas novas e poderosas armas em relação ao jogo de ida, o São Paulo recebe o Corinthians, invicto há 11 jogos, no confronto que vai definir o primeiro finalista da Copa do Brasil
Na noite desta quarta-feira (16), às 19h30 (horário de Brasília), São Paulo e Corinthians entram em campo no Morumbi, para decidir quem vai para a final da Copa do Brasil 2023.
Como vem o São Paulo
A agenda do futebol brasileiro estabeleceu uma longa distância entre os jogos das semifinais. O primeiro jogo, na Neo Química Arena, foi realizado no dia 25 de julho. A derrota são-paulina foi atribuída à falta de jogadores com maior capacidade de decisão, uma vez que o time chegou a fazer uma boa atuação. O mesmo havia acontecido no empate, por 1 a 1, em confronto pelo Campeonato Brasileiro, no dia 14 de maio.
A diretoria são-paulina decidiu então, partir para o mercado da bola. Fecharam dois reforços de atletas capazes de fazer a diferença. O meia e atacante Lucas Moura, formado pelo clube, que teve seu contrato encerrado pelo Tottenham, mas não recebeu proposta de renovação e estava livre no mercado, e o meia colombiano James Rodriguez, 10 da Seleção Colombiana na Copa do Mundo e 2014, e com passagens em grandes times da Europa como Real Madrid e Bayern de Munique.
Em melhores condições físicas, Lucas Moura provavelmente estará relacionado entre os titulares, ocupando a vaga do atacante Luciano, suspenso devido ao acúmulo de cartões amarelos. No caso do colombiano, o banco de reservas deve ser seu destino. Foi assim que o técnico Dorival Júnior os utilizou no último domingo, 13 de agosto, no confronto contra o Flamengo pela décima nona rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo serviu como um teste para o duelo pela Copa do Brasil.
Lucas Moura foi escalado como titular pela primeira vez e foi o autor do gol no empate, por 1 a 1 contra o Rubro-Negro. O atual camisa 7 balançou a rede aos 38 minutos após receber assistência de Allan Franco. No segundo tempo, James Rodriguez foi acionado aos 21 minutos na vaga de Alexandre Pato. Dez minutos depois, Lucas Moura saiu para a entrada de Wellington Rato. O Flamengo empatou aos 52 minutos em cobrança de pênalti convertida por Pedro.
Entre as partidas da Copa do Brasil, o São Paulo, mesmo sem poder contar com seus reforços, deu um salto na autoestima ao promover uma virada do San Lorenzo na Copa Sul-Americana. O time estava em situação similar, perdeu na Argentina o jogo de ida das semifinais por 1 a 0. No Morumbi, venceu por 2 a 0 evitando que a disputa fosse levada para as cobranças de pênalti. Assim então, classificando para as quartas de final da competição.
Dorival Júnior deve manter Lucas entre os titulares contra o Corinthians. O meia-atacante entrou em campo duas vezes e demonstrou boas condições físicas. James Rodríguez, que estreou apenas no domingo e jogou 36 minutos, deve começar no banco. Luciano, suspenso, e Caio Paulista, lesionado, são desfalques importantes.
Como vem o Corinthians
O Corinthians não tem qualquer problema de autoconfiança. Deu uma mostra disso no último domingo, 13 de agosto, na partida contra o Coritiba, na Neo Química Arena pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Saiu em desvantagem, porém, mostrou calma para reagir e marcar 3 a 1. A equipe de Luxemburgo ampliou dessa forma, para 11 jogos invictos. Iniciada em 5 de julho, a série conta com oito vitórias e três empates.
Afundado na zona de rebaixamento do Brasileirão, o Coxa marcou aos 28 minutos do primeiro tempo. Recebeu um presente, o gol contra de Murillo. Na fase final, a reação foi fulminante. Gil deixou o placar em condições de igualdade aos seis minutos. Três minutos depois, Yuri Alberto consolidou a virada. Aos 22 minutos, após receber passe de Adson, Wesley deixou a vantagem corintiana ainda mais confortável.
Depois de conviver com a ameaça de rebaixamento, essa possibilidade já foi praticamente descartada. De quebra, o time também deu um passo adiante na Copa Sul-Americana, que tem sido tratada como última das prioridades. Situação que pode mudar a partida da maior tranquilidade obtida no Campeonato Brasileiro. No encontro com o Coritiba, Renato Augusto, que ficou de fora dos últimos dois jogos, foi escalado como titular, o camisa 8 atuou até os 25 minutos do segundo tempo. Muito provavelmente estará entre os titulares no Majestoso desta quarta-feira.
Se o São Paulo teve ganhos em relação ao primeiro jogo das semifinais, o Corinthians teve uma perda importante. O atacante Roger Guedes, que vinha sendo seu atleta mais decisivo ao longo da temporada, deixou o clube. Optou por aceitar proposta financeiramente mais vantajosa do Al-Rayyan, do Catar. Para o clássico da Copa do Brasil, sua vaga deverá ser ocupada pelo paraguaio Matias Rojas, que depois de seis jogos ausente, voltou a ser relacionado na partida contra o Coritiba. O jogador ficou entre os reservas e foi acionado aos 35 minutos do segundo tempo no lugar de Yuri Alberto.
Ficha Técnica: São Paulo x Corinthians
Horário: 19h30 Horário de Brasília
Local: Morumbi
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Bruno Boschilia (SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (SP)
Quarto árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Transmissão: Sportv, Premiere e Amazon Prime.
Provável escalação do São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Welington; Pablo Maia, Gabriel Neves, Alisson e Rodrigo Nestor (Michel Araújo); Lucas e Calleri.
Provável escalação do Corinthians: Cássio; Bruno Méndez (Fagner), Gil, Murillo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo (Fausto Vera), Maycon e Ruan Oliveira, Renato Augusto, Adson e Yuri Alberto.