Retrospectiva Santos 2015: Superação e decepção
De futuro rebaixado a campeão Paulista, de melhor time do Brasil a equipe fora da Libertadores 2016
Aos poucos o clube foi se restabelecendo, Marcelo Fernandes, membro da comissão técnica permanente do Santos, assumiu interinamente a vaga que era de Enderson Moreira e, com o apoio de Robinho e o restante do elenco foi efetivado, chegando a vencer o Campeonato Paulista de 2015 e dando alegrias a torcida santista.
Após o titulo, veio uma fase que não foi das melhores do time. O Santos não conseguia entrosar bem, até à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro o Peixe teve por um instante, desacreditado a diretoria resolveu achar alguém para assumir o comando do time, foi quando o Dorival Junior retorna ao comando do Santos e o time retoma o seu futebol ofensivo e alegre.
O Santos alcançou a marca de 11 vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro, chegando até o G4 da competição. Na Copa do Brasil a equipe fez uma campanha incrível eliminando o atual campeão Brasileiro da competição, vencendo-o dentro e fora de casa, era o grande favorito ao titulo, até perder na disputa dos pênaltis para o seu rival Palmeiras. No último jogo do Brasileiro o Peixe goleou o Atlético-PR, retomando o seu futebol ofensivo e irreverente dos meninos da Vila. mais a equipe que chegou a ser candidata ao rebaixamento e pouco depois levou o nome de melhor futebol do Brasil, não conseguiu nem sequer uma vaga na Libertadores, e acabou sendo a única equipe grande do Estado sem se garantir na competição Internacional.
Apesar do ano difícil o Santos conseguiu ser campeão Paulista, o Campeonato Estadual de maior peso nacional, e mesmo não ganhando a Copa do Brasil a torcida não deixou de aplaudir e agradecer a cada guerreiro Santista que lutou até o último minuto. Mesmo com toda a superação, ficou um gosto amargo para a equipe santista que deixou escapar a titulo da Copa do Brasil e a vaga no G4 do Brasileiro, ambos davam vaga para a Copa Libertadores.