Relembre os quatro clubes que subiram para Série B em 2019

Juventude, Confiança, Sampaio Corrêa e Náutico foram as quatro agremiações a carimbarem passaporte para a disputa da Série B de 2020, conheça cada um deles

O ano de 2019 está acabando, mas a temporada 2020 já está começando. Com isso, relembre e conheça os quatro clubes que subiram da Série C para a Série B em 2019.

1- Esporte Clube Juventude

Atualmente disputa com o Brasil de Pelotas o posto de terceira força do Rio Grande do Sul atrás apenas dos gigantes Grêmio e Internacional. O Juventude de Caxias, como é conhecido, fez uma boa campanha na primeira fase perdendo apenas para o Ypiranga de Erexim, que também é do Rio Grande do Sul.

A equipe de Caxias fez uma primeira fase obtendo sete vitórias, sete empates e quatro derrotas, totalizando um aproveitamento superior a 51%. Empatou com o Ypiranga de Erexim na pontuação, porém perdeu no saldo de gols (oito contra seis dos jaconeros).

Nas quartas de finais, os Jaconeros não tomaram conhecimento da equipe Imperatriz do Maranhão. A primeira partida, realizada no Nordeste, foi um empate sem gols. Já no jogo da volta, juntamente com sua torcida, não poderia ser melhor. Uma goleada por 4 a 0, sendo três gols do experiente meia Renato Cajá e carimbo do passaporte para a Série B. A equipe de Caxias do Sul ainda enfrentou a equipe do Náutico, onde ganhou em casa por 2 a 1 e perdeu nos Aflitos por 2 a 1, levando a decisão para as penalidades. O Timbu levou a melhor com o placar de 4 a 3.

O Juventude está de volta à Série B do Brasileiro. (Foto: Arhtur Dallegrave / EC Juventude)
Jogadores do Juventude comemoram acesso a série B junto a torcida no Alfredo Jaconi (Foto: Arthur Dallegrave / EC Juventude)

2 – Associação Desportiva Confiança

O Trovão Azul, como é conhecido em Aracaju, fez campanha discreta no Grupo B e só conseguiu vaga na rodada final, em confronto direto com a equipe do Ferroviário, do Ceará, após um dramático empate em Fortaleza, com o placar de 2 a 2. Na ocasião, a equipe coral abriu 2 a 0 no placar, mas os sergipanos buscaram o empate e asseguraram vaga para a disputa em mata-mata, desclassificando a equipe do Ferroviário.

Nas quartas de final, a bola da vez foi a equipe do Ypiranga de Erexin. Os Sergipanos conseguiram uma vitória por 1 a 0, em Aracaju, e no jogo de volta em Erexim-RS, a equipe da casa saiu na frente do placar. Porém, o Confiança arrancou o empate aos 40 minutos do segundo tempo, em uma cobrança de escanteio na primeira trave, onde o experiente zagueiro Vinicius Simon empurrou para as redes. A partir daí, o time de Aracaju administrou o placar até o final do jogo, conseguindo o tão sonhado acesso à Série B de 2020 após cinco temporadas na Série C.

Na semifinal, o Trovão Azul jogou contra a equipe do Sampaio Corrêa, perdendo os dois jogos pelos placares de 2 a 0 em casa e 1 a 0 fora.

Da oscilação ao acesso: reveja o caminho do Confiança até a despedida da Série C em 2019
Elenco do Confiança para a disputa do Brasileirão da Série C (Foto: Emanuel Rocha/AD Confiança)

3 – Sampaio Corrêa Futebol Clube

Os bolivianos, como são chamados, fizeram uma ótima campanha na fase de grupos, ficando atrás somente da equipe do Náutico. Em 18 partidas, conseguiram nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas, tendo um aproveitamento de 57,4%.

Nas quartas de final, o adversário da vez foi a equipe do São José de Porto Alegre. A primeira partida foi na casa dos gaúchos, no estádio Passo D´Areia. O jogo terminou empatada sem gols. No jogo da volta, em São Luís do Maranhão, frente aos 26 mil torcedores Bolivianos, a equipe se classificou após uma partida emocionante com cinco gols, terminando com uma vitória por 3 a 2 a favor dos maranhenses. Esse resultado acabou classificando a equipe para a disputa da Série B de 2020.  O clube se sagrou vice-campeão do torneio perdendo para a equipe do Náutico na final.

Resultado de imagem para Sampaio Correa série b 2019
(Foto: Thaís Magalhães / CBF)

4 – Clube Náutico Capibaribe

O Timbu, como carinhosamente é chamado pelos seus torcedores, fez a melhor campanha da fase de grupos, obtendo a primeira colocação. Em 18 jogos, obteve dez vitórias, três empates e cinco derrotas, tendo um aproveitamento de 61,1% e se classificando como a equipe que mais fez pontos na Série C. Por isso, teve o direito de mandar o jogo da volta em casa durante todo o mata-mata.

Nas quartas de final o adversário foi o Paysandu, na qual a equipe Alvirrubra empatou no Mangueirão em 0 a 0 e no jogo de volta, no estádio dos Aflitos, em Recife, arrancou um empate dramático. Após estar perdendo a partida por 2 a 0, marcou o gol de empate aos 52 minutos da etapa complementar. O jogo foi para as penalidades, onde a equipe do Náutico levou a melhor vencendo a disputa por 5 a 3 se classificando para as semifinais da competição e, sendo assim, conseguindo o acesso à Série B de 2020.

Na semifinal, o adversário foi a equipe do Juventude, conforme citado anteriormente. Na ocasião, os pernambucanos avançaram para a final, que seria disputada frente a equipe do Sampaio Correa onde também já foi citado no texto. O Náutico se sagrou campeão da Série C, primeira conquista brasileira de sua história.

Jogadores do Náutico
Equipe do Náutico campeã da série C de 2019

Expectativas para 2020

O Náutico já anunciou alguns reforços para 2020, tendo como destaque o retorno do zagueiro Ronaldo Alves, que estava no CSA. Além dele, chega o atacante paraguaio Guillermo Paiva, vindo do Zamora da Venezuela, o atacante Salatiel, ex-Sampaio Corrêa e artilheiro da série C com 8 gols, o lateral direito Bryan, que estava na Chapecoense, o goleiro Marcão, ex-Brasil de Pelotas e o volante Luanderson, ex-Avaí.

O Sampaio Correa renovou contrato do técnico João Brigatti, contratou o zagueiro Lucão e o volante Ramon do Globo-RN. Além deles, o meia Wescley do Hercílio Luz-SC, os atacantes Gustavo Ramos, do Remo, Mateus Lima, do Imperatriz, Israel, da Tuna Luso-PA, Luan, do Resende-RJ e Sivaldo, do Guarany de Sobral-CE. Porém, a grande baixa foi a saída do artilheiro da equipe, o atacante Salatiel, para o Náutico.

O Juventude de Caxias anunciou o retorno do técnico Marquinhos Santos, que subiu com a equipe para a Série B e que estava na Chapecoense. O time de Caxias do Sul contratou o zagueiro Reynaldo, que estava na Ponte Preta, o mesmo também pode atuar na lateral esquerda. O clube sulista mantém uma parceria com a Laejadense, onde aproveitará para a próxima temporada o goleiro Vitor Paiva, o lateral direito Igor, o zagueiro Odivan, e os atacantes Wallace e Clayton. O treinador estará de olho na equipe sub-20 que disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior para compor elenco com alguns atletas.

O Confiança apresentou semana passada o seu elenco com 22 jogadores, para a disputa dos campeonatos Sergipano, Copa do Nordeste e Série B de 2020. Os destaques vão para o atacante Willian Barbio, revelado pelo Vasco da Gama e com passagens por Bahia e Chapecoense, e o goleiro Rafael Santos, ex-Vila Nova. O técnico Daniel Paulista não compareceu ao evento, pois está no curso de treinadores da CBF.

É disso que o povo gosta, clubes motivados a competirem nas principais competições estaduais e nacionais buscando colher bons frutos no futuro, o futebol brasileiro só agradece.

Leia mais: Carlos Eduardo, Daniel e Régis: As novidades do Bahia

Nos acompanhe pelo Facebook

cassrocha@hotmail.com

CARLOS ANDRÉ ROCHA - Paulistano da gema, Engenheiro Metalurgista de Formação, Professor de Matemática e Física, Torcedor do São Paulo desde criancinha e torcedor do Club Atlético Huracán desde 2009,"Grande no se hace, grande se nace"!

Related post

Leave a Reply