Relembre a trajetória do Ferroviário, Campeão Brasileiro da Série D de 2023

 Relembre a trajetória do Ferroviário, Campeão Brasileiro da Série D de 2023

Foto: Divulgação / Ferroviário

Em campanha invicta o Tubarão da Barra conquista seu segundo título na competição

O Ferroviário do Ceará conquistou seu segundo título da Série D em uma campanha vitoriosa desde o começo da competição. Dessa forma, se consagrou campeão invicto. Foram 24 partidas realizadas, com 15 vitórias e 9 empates, obtendo 75% de aproveitamento. 

Com o feito o Ferroviário é a terceira equipe a vencer o Campeonato da Série D de forma invicta. Em 2012 a equipe do Sampaio Correa – MA conseguiu essa conquista com 79% de aproveitamento. Em 2016 foi a vez do Volta Redonda – RJ com 75% de aproveitamento. 

Vamos relembrar aqui passo a passo dessa campanha exuberante do Ferroviário. 

Fase de Grupos 

A fase de grupos foi um recomeço ao Ferrão, uma vez que foi rebaixado na Série C em 2022 terminando a competição na 19ª colocação entre 20 equipes que disputaram a competição, a ideia principal da diretoria era retornar com a equipe para a terceira divisão .

O Plantel já vinha organizado durante o ano, pois os tricolores conseguiram chegar até as semifinais do campeonato cearense perdendo a vaga na final para o Fortaleza, na copa do Nordeste a equipe foi até as quartas de final da competição sendo eliminada também pela equipe do Fortaleza, na Copa do Brasil foi até a segunda fase da competição sendo eliminada pelo Grêmio de Porto Alegre. 

Com a manutenção do elenco e principalmente da comissão técnica composta por Paulinho Kobayashi e equipe buscou reforços pontuais para a competição tais como o meia atacante Tarcísio ex Campinense – PB, o atacante Abner ex Sergipe – SE e do atacante Gabryel ex bangu – RJ além do auxiliar técnico Dino Camargo. 

O Ferroviário entrou na série D no Grupo 2 composto por equipes do Ceará, Piauí, Maranhão e Tocantins onde no mesmo em 14 jogos obteve 11 vitórias com destaque para as goleadas por 6×0 no Parnahyba do Piauí e 6×1 no Cordino do Maranhão, a equipe de Fortaleza teve 3 empates na fase de grupos frente ao Maranhão – MA, Caucaia – CE e Tocantinópolis – TO todos pelo placar de 1×1.

O destaque também fica para o acesso aos locais das partidas onde o Ferrão irá jogar contra os seus adversários, uma vez que as cidades não possui acesso por via aérea, o mesmo é feito por ônibus e no caso do Tocantinópolis teve travessia de barco pelo Rio Tocantins. 

Com o término da fase de grupos o Ferroviário terminou com a liderança conquistando 36 pontos, se classificando de forma antecipada na nona rodada da competição com 92 % de aproveitamento quando obteve 25 pontos dos 27 disputados, ao término da última rodada da competição na fase de grupos o aproveitamento foi de 86%. 

Segunda fase

Na segunda fase da competição mais conhecida como 16 avos de final  o Ferroviário enfrentou a equipe do Princesa do Solimões – AM, quarta colocada no grupo 1 da fase de grupos com aproveitamento de 45%. 

O time amazonense está localizado na cidade de Manacapuru a 98 kms de Manaus e a 4300 Kms de Fortaleza, a partida de ida no Amazonas teve que ser adiada por razões de logística onde o voo que partia de Fortaleza a Recife teve atraso impedindo que a delegação quando chegasse a Recife não fizesse a tempo a conexão para pegar o voo pra Manaus. 

Remarcada nova data para a partida as duas equipes se enfrentaram em solo amazonense e por pouco a equipe do Princesa do Solimões não quebrava a invencibilidade do Ferroviário, onde a partida estava sendo vencida por 1×0 até os 51 minutos da etapa final quando Matheus Lima marcou o gol do Ferrão e empatou a partida levando a decisão para Fortaleza. 

No Estádio Presidente Vargas a coisa não foi diferente, o Ferrão não tomou conhecimento do adversário e aplicou 3 x 0 sendo que a partida vinha sendo bem disputada entre as duas equipes até os 44 minutos do primeiro tempo onde o zagueiro Alisson abriu o marcador para o Ferroviário, no segundo tempo tivemos os gols do meia Matheus Cunha e do atacante Kadu aos 52 minutos da etapa final.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas jogando futebol, pessoas jogando futebol americano e texto que diz "P BET zenir SEDVNAC ENEU"
Foto: Divulgação / Ferroviário

Oitavas de Final

Por ter feito melhor campanha da fase de grupos em todas as partidas de mata mata o Ferroviário joga o segundo jogo em sua casa, onde desta vez o adversário foi o Nacional de Patos da Paraíba a 532 kms de Fortaleza, numa distância bem menor que a do adversário da fase anterior, o jogo foi fraco tecnicamente para ambas as equipes onde o placar não saiu do 0 x 0, vantagem para o Ferroviário decidir em Fortaleza.

Caiu no PV o resultado não podia ser outro, o Ferroviário ganhou a partida por 3×1 em dia iluminado para o atacante Ciel do Ferroviário que marcou os 3 gols da equipe tricolor, aos 15minutos, 32 minutos do primeiro tempo e aos 9 minutos do segundo tempo, o zagueiro Hitalo Rogério fez aos 20 minutos da etapa inicial para os paraibanos, com o resultado o Ferrão avança para as quartas de final.

Quartas de Final

Esse confronto é de extrema importância para a equipe do Ferroviário pois quem passar de fase garante o acesso automático para a série C mais conhecida como terceira divisão na qual a equipe tinha sido rebaixada em 2022 e tem como meta o retorno a divisão superior. 

O confronto dessa vez foi diante da equipe do Maranhão Atlético Clube que também é conhecido como MAC ou Quadricolor que conquistou o direito a disputa da Série D por ser vice campeão Copa maranhense de Futebol e na fase de grupos as duas equipes se enfrentaram onde o Ferroviário empatou em 1×1 no Castelão em São Luis e ganhou por 3×1 no Estádio Presidente Vargas em Fortaleza. 

Na partida jogada nas quartas de final, o Ferroviário por ter a melhor campanha jogou a primeira partida em São Luís onde o placar foi de 1×1, o Maranhão saiu na frente com um gol de Ronald aos 36 minutos da etapa inicial, o Ferroviário empatou a partidas aos 31 minutos da etapa final através do atacante Ciel. 

No jogo da volta em Fortaleza a partida foi tensa para os dois lados pois uma simples vitória para ambos além de garantir uma das equipes para a fase seguinte, garantia também o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série C de 2024, o Ferroviário por ter a melhor campanha e estar dentro do seu campo junto a sua torcida estava muito ansioso para abrir o marcador da partida mas o Maranhão além de impedir apresentou mais chances no primeiro tempo, no segundo tempo os visitantes abriram o placar aos 46 minutos da etapa final, quando parecia tudo possível para o MAC se classificar, aos 50 minutos de forma dramática levando a decisão para os pênaltis.

Na cobrança de pênaltis achávamos que o MAC viria preparado para a mesma uma vez que empatou a partida em casa,  porém o MAC perdeu as 3 cobranças que realizou ao contrário do Ferroviário que teve 100% de aproveitamento com gols de Ciel, Gabriel e Tarcísio consolidando o acesso a equipe coral para a série C de 2024. 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas jogando futebol americano e pessoas jogando futebol
Foto: Divulgação / Ferroviário

Semifinal

Com o acesso garantido para a Série C, resta a equipe do Ferroviário lutar para conquistar a vaga para a final em busca de mais uma conquista na competição, onde foi campeã pela primeira vez em 2018.

O Ferroviário jogará contra a equipe do Caxias – RS que garantiu o acesso de forma dramática ao bater a equipe da Portuguesa – RJ onde em sua casa empatou em 1×1 e no Rio de Janeiro conseguiu um feito heroico ao ganhar de 1×0 na casa do adversário avançando de fase e retornando a terceira divisão 9 anos após o rebaixamento. 

As equipes empataram na primeira partida em solo gaúcho por 1×1 com gos do atacante Vitor Feijão aos 14 minutos da etapa inicial e do zagueiro tricolor Wesley Cândido aos 15 minutos da etapa final, no jogo de volta as equipes pareciam que iria levar a decisão aos pênaltis quando aos 57 minutos da etapa final o atacante Ciel mais uma vez decide para os tricolores se classificando para as finais. 

Final

Uma final bem interessante para o torneio, por coincidência será disputada por duas equipes que tem como histórico suas fundações por trabalhadores do setor Ferroviário, o Ferrão enfrentará nada menos que a Ferroviária de Araraquara, tradicional equipe do interior de São Paulo que virou SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e que tem como principal acionista o empresário Giuliano Bertolucci muito bem conhecido no futebol nacional e que agencia jogadores como Bruno Guimarães (Newcastle – ING), Marquinhos (PSG – FRA)  e David Neres (Benfica – POR). 

As equipes entram em campo com o objetivo da conquista da taça, para a Ferroviária de Araraquara seria a primeira conquista, enquanto que para o Ferroviário de Fortaleza já seria sua segunda conquista uma vez que ganhou em 2018 quando na época ganhou da equipes do Treze – PB. 

Em Araraquara as equipes se enfrentaram e o placar não saiu do 0x0 porém os visitantes tiveram maiores oportunidades de gol, o Atacante Ciel chegou a marcar aos 34 minutos da primeira etapa, mas o VAR confirmou impedimento do Atacante do Ferroviário invalidando o gol.

No segundo tempo o Ferroviário não se intimidou diante dos donos da casa e teve mais duas oportunidades uma com Thiaguinho que acertou uma bola na trave aos 9 minutos e outra com o atacante Ciel aos 36 minutos numa cobrança de falta que acertou o travessão, no final da partida Roni Lobo recebe o segundo amarelo em falta cometida e é expulso. 

Em Fortaleza para o segundo jogo o filme não foi diferente a torcida compareceu para incentivar o Ferrão e logo quando começou a partida aos 2 minutos do primeiro tempo com Andrey, aos 39 minutos os visitantes empataram com Vitor Barreto, na etapa final a Ferroviária partiu para o tudo ou nada mas foi o Ferrão que se saiu melhor, aos 51 minutos o atacante Ciel coloca o time da casa mais uma vez em vantagem, os técnicos fizeram as substituições para atender as suas estratégias mas quem levou a melhor foi o Ferroviário que conseguiu manter o placar e se consagrar bicampeão da competição ganhando um belo presente no ano em que completa 90 anos de existência. 

Pode ser uma imagem de multidão e texto
Torcida Coral que sempre acreditou na volta à terceira divisão – Foto: Divulgação / Ferroviário

Ficha Técnica da decisão – Ferroviário 2 x 1 Ferroviária

Campeonato Brasileiro – Série D – Final 

Dia: 16/09/2023 – Hora: 16h00 (Brasília)

Local: Estádio Presidente Vargas – Fortaleza – CE

Público: 12.524 no total sendo 11.984 pagantes 

Renda: R$ 253.220,00

Transmissão: Canal Band Sports e TV Brasil

Escalação do Ferroviário

Igor Rayan; Wesley, Alisson, Éder Lima e Matheus Silva (Abner); Lincoln, Cesar Sampaio e Tarcísio (Brayan);
Gabryel Martins (Thiaguinho), Ciel (Geninho) e Deizinho (Kadu Barone). Técnico: Paulinho Kobayashi

Escalação da Ferroviária

Saulo; Lucas Rodrigues, Gustavo Medina, Ronaldo Alves (Pedro Paulo) e Vitor Ricardo; Pablo, Antônio (Cantarelli), Paulinho Santos (Felipinho) e Thomaz (Judá); Vitor Barreto (Batista) e Pilar Técnico: Alexandre Lopes

Gols: Andrey 2’/1T  (Ferroviário),  Vitor Barreto 38’/1T  ( Ferroviária) e Ciel 6’ / 2T (Ferroviário)

Cartões Amarelos: Lincoln (Ferroviário), Lucas Rodrigues e Pilar (Ferroviária)

Árbitragem

Ábrito Principal: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Assistente 1: Jorge Eduardo Bernardi (RS) 

Asssitente 2: Michael Stanislau (RS)

VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)

 

Esportes Mais

Esportes Mais no Facebook

cassrocha@hotmail.com

CARLOS ANDRÉ ROCHA - Paulistano da gema, Engenheiro Metalurgista de Formação, Professor de Matemática e Física, Torcedor do São Paulo desde criancinha e torcedor do Club Atlético Huracán desde 2009,"Grande no se hace, grande se nace"!

Related post

Leave a Reply