Real vence Barcelona e é campeão da Copa do Rei de Basquete
Líder da Liga ACB, Real Madrid conquista título da Copa do Rei, em Málaga, diante de seu eterno rival
A final da Copa do Rei da Espanha 2024, com sede no Palacio de Deportes José María Martín Carpena, na cidade de Málaga, colocou frente a frente os eternos rivais Real Madrid e Barcelona.
Atual líder da Liga ACB, o time merengue levou a melhor por 96 a 85, de virada. Após empate por 19 a 19 no primeiro quarto, o Barça foi para o intervalo vencendo por 45 a 43. No fim do terceiro período, o Real já estava na frente: 66 a 63. No último quarto, com uma parcial de 30 a 22, os madridistas confirmaram a conquista de mais um título.
Seis jogadores merengues terminaram com mais de dez pontos: Campazzo (18), Poirier (17), Yabusele (15), Musa (15), Deck (13) e Hezonja (12). No Barça, destaque para os 19 pontos de Parker, cestinha da partida.
O Barcelona jogou melhor coletivamente por muitos minutos, mas o Real fez valer as suas individualidades. O argentino Facu Campazzo foi eleito o MVP. Poirier, que converteu seus sete arremessos de quadra, pegou oito rebotes, deu dois tocos e roubou três bolas, também teve grande atuação.
Desde 2022 no comando do Real, o técnico Chus Mateo, em seis torneios oficiais, chegou a cinco finais e conquistou quatro títulos: uma Euroliga, uma Copa do Rei e duas Supercopas, com 110 vitórias e 31 derrotas até o momento.
Em sua 89ª edição, a Copa o Rei viu o seu maior vencedor chegar a 29 títulos e abrir dois de vantagem para o Barcelona, que podia igualar-se no topo.