Espanha começa mal no Eurobasket 2025

 Espanha começa mal no Eurobasket 2025

Foto: Divulgação/feb.es

Atual campeã do Eurobasket, Espanha perde seus dois primeiros jogos na fase de classificação

A seleção espanhola, atual campeã europeia, ao vencer a França na final, começou mal a fase de classificação por um lugar na fase final de 2025, que terá quatro países como sede.

A Espanha estreou com derrota diante da Letônia, em Zaragoza, na reeestreia do veterano craque Ricky Rubio. Na reedição do duelo pelo Mundial de 2023, novamente os espanhóis acabaram derrotados, agora dentro de casa: 75 x 79.

Começando como titular, Ricky anotou 11 pontos, pegou um rebote e deu cinco assistências, em 20 minutos em quadra, apesar de falhar em seus sete primeiros arremessos.

Já a Letônia abusou do jogo rápido e das bolas de três, terminando o primeiro quarto com 23 a 14 e chegando a abrir 34 a 22, após três arremessos de três convertidos seguidamente. Já com Rubio no banco, a Espanha reagiu e foi para o intervalo perdendo por 40 a 37.

No começo do segundo tempo, com boas atuações de Grazulis e Lomasz, a seleção letã abriu 46 a 37, porém uma cesta de Brizuela deixou o marcador igualado no fim do terceiro período: 57 x 57.

Um lance livre de Sáiz colocou a Espanha na frente: 60 x 59. Entretanto, a Letônia conseguiu virar e abriu 70 a 66, a 2’18 do final. Uma perda de bola de Ricky propiciou um arremesso certeiro de três de Timma e os visitantes ficaram com 73 a 68, restando 1’08. Rubio ainda converteu uma bola de três, a 50 segundos do fim, mas Lomasz (cestinha do duelo, com 18 pontos) também acertou a dele, deixando o marcador em 76 a 71.

Aí apareceu o desempenho ruim de ambos os lados nos lances livres. Primeiros, Ricky Rubio converteu dois de três. Zoriks falhou os dois dele, mas o catalão também. Bertans aproveitou um de seus dois. López-Aróstegui teve direito a três, porém converteu dois. Timma então definiu o placar, e a derrota espanhola.

Derrota em casa, derrota fora também no Eurobasket

Na segunda partida da primeira janela da fase de classificação, a Espanha perdeu para a Bélgica por 58 a 53, em Charleroi, com uma atuação horrível.

A seleção espanhola teve baixíssimas porcentagens de acerto: 12 em 27 bolas de dois e apenas cinco de 20 bolas de três. Ainda assim venceu o primeiro quarto por 14 a 11 e foi para o intervalo vencendo por 26 a 19.

No fim do terceiro período, Jonas Delalieux marcou cinco pontos seguidos e deixou os belgas um ponto à frente antes do último quarto: 40 x 39. Os espanhóis ainda reagiram e foram a 45 a 40, mas sofreram o empate em 48 a 48, a três minutos do fim. Em seguida, Gillet meteu uma bola de três, Brizuela e Pradilla bateram cabeça e Obasohan fez uma bandeja livre para deixar o marcador em 53 a 48, restando menos de dois minutos. Alberto Díaz errou dois arremessos de três seguidos e mesmo os belgas desperdiçando lances livres conseguiram vencer sem sustos no minuto final.

Assim, a Espanha divide a lanterna do Grupo C com a Eslováquia (60 x 75 Bélgica e 52 x 64 Letônia), ambos com duas derrotas. Belgas e letões, ainda invictos, lideram. A segunda janela do Eurobasket será somente em novembro. Por ser uma das sedes da fase final, a Letônia já está classificada. As outras três seleções brigam pelas duas vagas restantes.

Site: Esportes Mais

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pelo futebol da Espanha que o do Brasil.

Related post

Leave a Reply