PSG, campeão europeu, encara o invicto Real Madrid, campeão mundial, por um lugar na decisão do título da Copa do Mundo da Fifa
A Copa do Mundo de Clubes da FIFA tem a finalização de sua fase semifinal nesta quarta-feira (9). PSG, da França, e Real Madrid, da Espanha, se enfrentam às 16h (de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. O árbitro será Szymon Marciniak, polonês de 44 anos. O classificado vai embolsar um prêmio de US$ 30 milhões (R$ 164,7 milhões).
Em jogos oficiais são oito confrontos entre as equipes. O Real soma quatro vitórias contra duas do Paris, além de dois empates. Os últimos duelos foram pelas oitavas de final da Uefa Champions League 2021/2022. Os merengues perderam fora por 1 a 0 e venceram em casa por 3 a 1, avançando à próxima etapa do torneio continental.
PSG chega à semifinal com leve favoritismo
Na fase de grupos, o PSG ficou em primeiro lugar no Grupo B. Após meter 4 a 0 no Atlético de Madrid, da Espanha, na estreia, foi surpreendido pelo Botafogo na sequência, perdendo por 1 a 0. Na última rodada, triunfo por 2 a 0 sobre o Seattle Sounders. No mata-mata eliminou Inter Miami, dos Estados Unidos, nas oitavas de final (4 x 0) e o Bayern de Munique, da Alemanha, nas quartas (2 x 0).
Para a partida contra o Real Madrid, o técnico Luis Enrique (ex-jogador merengue) tem dois desfalques por suspensão: o zagueiro Pacho e lateral (reserva) Lucas Hernández. Com isso, o brasileiro Beraldo deve ser um dos titulares. Ousmane Dembélé está plenamente recuperado da lesão que o tirou da fase de grupos. Ele foi eleito o melhor jogador da última edição da Liga dos Campeões, com oito gols e seis assistências em 15 compromissos, sendo fundamental para o título inédito da equipe parisiense.
A tendência é que ele comece no lugar de Barcola. Achraf Hakimi e Fabián Ruiz, que eram dúvida, treinaram normalmente e estão confirmados para o jogo.
Em um bom momento e invicto, Real Madrid quer mais uma final
Após o empate (1 x 1) na estreia, contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita, o Real venceu Pachuca, do México (3 x 1), e RB Salzburg, da Áustria (3 x 0), para ficar em primeiro lugar no Grupo H. Nas oitavas eliminou a Juventus, da Itália (1 x 0). Por fim, passou pelo Borussia Dortumd, da Alemanha (3 x 2), nas quartas de final.
O técnico Xabi Alonso, além dos desfalques desde o início da Copa do Mundo (Mendy, Alaba, Carvajal, Camavinga e Endrick), não poderá contar com o zagueiro Huijsen, expulso na última partida. Já Éder Militão e Mbappé ficaram no banco na última partida, também sem as condições físicas desejadas. O craque francês entrou no segundo tempo e fez o gol da classificação madridista. Agora, mesmo ainda fora do time titular, a expectativa é pela “Lei do Ex”. Seu substituto, o jovem Gonzalo García, tem quatro gols e divide a artilharia da competição.
De acordo com o jornal AS, a diretoria madridista, liderada por Florentino Pérez, promete um prêmio inédito aos atletas: 1 milhão de euros a cada, a maior premiação por um torneio curto já oferecida pelo clube espanhol.
Assistir PSG x Real Madrid ao vivo
Prováveis escalações:
PSG: Donnarumma; Achraf Hakimi, Marquinhos, Beraldo e Nuno Mendes; João Neves, Vitinha e Fabián Ruiz; Doué, Dembélé e Kvaratskhelia. Técnico: Luis Enrique.
Real Madrid: Courtois; Alexander-Arnold, Rüdiger, Asencio, Fran García; Valverde, Tchouameni, Arda Güler; Bellingham, Gonzalo García e Vinícius Júnior. Técnico: Xabi Alonso.
Leia+
Leia mais notícias em nosso site!
Nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e X