Projeto Ginga: Projeto Ginga abre inscrições para 450 vagas em Salvador
Uma das melhores formas de manter uma tradição é ensinando-a aos mais jovens. Para preservar a centenária arte da capoeira, o Projeto Ginga abrirá 450 vagas a partir da próxima segunda-feira, dia 25.
As vagas serão distribuídas igualmente entre as escolas municipais, Vale das Pedrinhas e Cristo Rei, ambas em Salvador. Logo, cada instituição terá 225 vagas. As inscrições serão divididas em dois períodos, conforme descrito abaixo.
- Primeiro período das inscrições: 25/02 a 27/02
- Segundo período de inscrições: 11/03 a 15/03
Para fazer a inscrição será necessário apresentar os seguintes documentos: atestado de matrícula, cópias do RG do aluno e do responsável e do comprovante de residência. As aulas serão totalmente gratuitas e os alunos ainda receberão kit de material para utilização durante as atividades do projeto.
O Projeto
O Projeto Ginga tem o objetivo de iniciar crianças e jovens na capoeira, onde serão ministradas aulas desta arte centenária, além de aulas de danças tradicionais afro-brasileiras, como samba de roda, maculelê e puxada de rede. Todas essas artes estão intimamente ligadas nas formações das rodas de capoeira.
Além disso, a iniciativa irá englobar oficinas de construção de instrumentos musicais como o berimbau, o caxixi e o pandeiro, fundamentais para a prática dessa manifestação cultural.
O Ginga é executado pela Organização De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cielo e apoio da Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Educação.