Notícias

+ Esportes

Projeto Ginga De Peito Aberto II promove batizado de capoeira para beneficiados

projeto Ginga (3)

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O mês de dezembro será especial para os alunos do Projeto Ginga. Os beneficiados dos núcleos Vale das Pedrinhas e Cristo Rei, ambos em Salvador, participarão do batizado de capoeira. O evento será um momento único em que os alunos receberão um cordão de capoeira como reconhecimento simbólico pelos aprendizados adquiridos ao longo do projeto.

A primeira cerimônia será na Escola Municipal Vale das Pedrinhas, no sábado, dia 07/12, a partir das 9h. No sábado seguinte, dia 14/12, também a partir das 9h, será a vez da Escola Municipal Cristo Rei. Cada uma das instituições é um núcleo de atividades e recebe 225 alunos. Ao todo, o Ginga beneficia 450 crianças e jovens da capital baiana com aulas gratuitas de capoeira.

O coordenador pedagógico do projeto, Anderson Lopes, afirma que o momento do batizado é muito esperado por todos.

“É uma oportunidade muito gratificante para todos. O Ginga tem um total de 12 meses de duração, e estamos entrando na reta final de execução do ciclo. Os batizados serão um momento de reconhecer o esforço dos alunos ao longo do ano e parabeniza-los por todo o conteúdo aprendido e absorvido nesse período”, disse.

Executado pela Organização Social De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, o Projeto Ginga II é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cielo e apoio da Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Educação.

Batizado – O batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, em que alunos novos recebem sua primeira corda e a partir de então podem passar para graduações superiores. Em algumas ocasiões, podem-se ver formados e professores recebendo graduações avançadas, momento considerado honroso para o capoeirista. O batizado parte ao comando do capoeirista mais graduado do grupo, seja ele mestre, contramestre ou professor. Os alunos jogam com um capoeirista formado e devem tentar se defender. Normalmente, o jogo termina com a queda do aluno, momento em que é considerado batizado, mas o capoeirista formado pode julgar a queda desnecessária. No caso de alunos mais avançados, o jogo poderá ser com mais de um formando, ou até mesmo com todos os formandos presentes, para as graduações avançadas.

Esportes Mais no Facebook

Esportes Mais

Wesley Contiero (1059 Posts)

Jornalista, 25 anos, natural de Lins, interior de São Paulo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta