Sporting e Benfica entraram em campo empatados em pontos para a última rodada do Português 2024/2025
A temporada 2024/2025 do Campeonato Português, teve a sua 34ª e última rodada realizada neste sábado (17). Sporting e Benfica entraram em campo empatados em pontos ganhos, na liderança.
Jogando em casa, no Estádio Alvalade, em Lisboa, o Sporting venceu o Vitória de Guimarães por 2 a 0. Os dois gols saíram no segundo tempo. Pedro Gonçalves abriu o placar aos dez minutos e o artilheiro sueco Viktor Gyökeres, aos 37, anotou o seu 39º tento.
Por sua vez, o Benfica, comandado por Bruno Lage (ex-Botafogo), empatou por 1 a 1 contra o Sporting Braga, fora de casa. Zalazar, de pênalti, inaugurou o marcador aos 24 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, Pavlidis empatou aos 18 minutos. Aos 21, o veterano João Moutinho foi expulso, deixando os encarnados com um a mais, porém a vitória não veio.
Assim, o Sporting conquistou o bicampeonato, algo que não acontecia desde 1953/1954, ou seja, há 71 anos. A celebração do título, seu 21º na história da competição, foi na praça do Marquês de Pombal, junto com milhares de torcedores. O Porto tem 30 e o Benfica é o maior campeão, com 38 troféus.
Veja a situação final do Campeonato Português 2024/2025:
O Sporting terminou com 82 pontos ganhos e garantiu, além do título, vaga na Uefa Champions League (Liga dos Campeões da Europa). O Benfica, com 80, ficou em segundo lugar, e vai para o play-off da Champions League.
O Porto, terceiro colocado, com 71 pontos, ao fazer 3 a 0 no Nacional, como anfitrião, ficou com a vaga na “UEFA Europa League”, a Liga Europa. O Braga, com 66, acabou em quarto e disputará o play-off da Europa League. O lugar na Conference League foi para o Santa Clara, que veio da segunda divisão e ficou em quinto lugar, com 57 pontos ganhos, depois de derrotar o Farense por 2 a 1, fora de seus domínios.
Na parte de baixo da tabela, o Estrela Amadora, mesmo sendo goleado pelo Estoril, fora de casa, por 4 a 0, escapou, terminando em 15º lugar, com 29 pontos conquistados. O AVS, com a derrota como mandante para o Moreirense (0 x 3), permaneceu com 27 pontos e terá que disputar um play-off contra o Vizela, terceiro colocado na segunda divisão, para tentar evitar o rebaixamento (Tondela e Alverca subiram). Pior para Farense, com os mesmos 27 (levou a pior no confronto direto), e o lanterna Boavista, que tinha chances remotas de evitar a queda, porém levou 4 a 1 do Arouca, fora, e terminou com apenas 24 pontos.