Notícias

Futebol Internacional

Portugal: Belenenses pode se dividir em dois; entenda

Belenense

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Após dificuldades financeira, clube português vive um “drama”

O Belenenses, que é uma das equipes mais tradicionais de Portugal, encontrou dificuldades financeiras no ano de 2012. Para melhorar esse setor, a equipe resolveu vender a SAD (Administração do futebol profissional) para uma empresa, a Codecity.

Na cláusula de venda, ouve um porém. Caso o Belenenses conseguisse se recuperar financeiramente, o clube poderia comprar a sua SAD de volta, ou seja, uma cláusula de recompra. Porém, tinha um “tempo limite”, o clube poderia ativar essa cláusula até o ano de 2017.

A partir daí, o clube foi dividido em dois. Os sócios continuaram votando na direção do clube, que administrava a divisão de base e as demais modalidades.

Já a SAD (Codecity), gerenciava tudo em torno do futebol profissional (compra e venda, treinador, patrocinador e etc).

Em 2016, uma nova diretoria assumiu conta do time, com isso, os novos donos quiseram comprar a parte da Codecity. Mas o dono da empresa resolveu não vender.

Isso foi o suficiente pra causar uma “guerra” entre os bastidores do clube português, que inclusive, foi para na justiça.

O ápice disso, ocorreu quando o dono da SAD, resolveu abandonar o Estádio do Rostelo (estádio em que a equipe mandava os seus jogos), devido às demais exigências feitas pelo o outro lado. A equipe agora mandará os seus jogos no Estádio Nacional do Jamor, onde a seleção de Portugal manda os seus jogos.

Tentando dar uma resposta ao dono da SAD, a outra parte resolveu criar um “segundo” Belenenses. O clube paralelo, irá disputar a última divisão profissional portuguesa (a distrital) e que promete em 5 anos voltar a divisão de elite. Falta só a justiça decidir qual Belenenses irá usar o símbolo oficial do clube.

Confira trechos da nota oficial

“Tendo terminado o protocolo entre o Clube e a SAD que impedia a criação de uma equipa sénior do Clube de Futebol “Os Belenenses”, informamos os associados e simpatizantes do CFB que está, desde quinta-feira, dia 5 de julho, oficialmente registada na FPF uma equipa de Futebol Sénior do Clube de Futebol “Os Belenenses” cuja gestão será feita exclusivamente pelo Clube. Esta equipa deverá arrancar na 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Lisboa, ou seja, no terceiro escalão distrital”, escreveu a direção do Belenenses.

“Como foi explicado e debatido entre os sócios presentes na Assembleia Geral ocorrida no passado dia 28 de junho, o projeto desportivo para a equipa profissional do Clube de Futebol “Os Belenenses” passa pelo seu regresso à I Liga no espaço de cinco temporadas, o que implica a subida de divisão consecutiva – da 1.ª divisão da AFL até à Pro Nacional, passando pelo Campeonato de Portugal, pela Liga de Honra e, por fim, pelo regresso ao nosso lugar”, pode ler-se no comunicado.

“Este projeto terá por base preferencial a formação de excelência do Clube de Futebol “Os Belenenses”, cujo trabalho se destina a projetar um plantel a longo prazo. Em breve, serão anunciados e apresentados o diretor desportivo, a equipa técnica, a equipa médica, os jogadores, os novos equipamentos, bem como toda a restante estrutura e o conjunto dos patrocinadores”, referiu.

No comunicado, o clube deixou ainda várias farpas à SAD. “A par disso, tornou-se evidente que a SAD que fundámos deixou de ser representativa do Clube de Futebol “Os Belenenses”, dos nossos valores e da vontade expressa pelos nossos sócios em AG. Desta forma, e face às várias manifestações que nos têm chegado, cabe-nos tranquilizar os sócios e simpatizantes do Clube de Futebol “Os Belenenses”, informando-os, bem como ao país, de que o Clube está a trabalhar de forma afincada, através de várias iniciativas, no sentido de impedir qualquer confusão de identidade entre o Clube de Futebol “Os Belenenses” e a SAD, que é gerida de forma unilateral e desrespeitando as normas legais societárias pela empresa privada Codecity Sports Management”, acrescentou a direção do clube.

“Naturalmente, essas iniciativas não produzem efeitos imediatos, tão pouco devem ser debatidas no espaço público, de modo a não perturbar o seu normal funcionamento. Está, no entanto, em marcha o resultado de um trabalho minucioso, que por certo contribuirá para que o futebol da Codecity, que desertou do Restelo e abandonou a nossa história, não mais possa ser confundido com o Clube de Futebol “Os Belenenses”. O facto de a Codecity, que abandonou o Mundo Belenense, continuar a utilizar o nosso nome e símbolo, constitui um forte prejuízo de imagem e, consequentemente, causa danos reputacionais muito elevados ao Clube de Futebol “Os Belenenses” o que, caso não seja corrigido, implicará a responsabilização civil de todas as entidades que o permitirem e fomentarem”, avisou o clube lisboeta.

Clique na imagem para acessar o site
Matheus Possidonio (261 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta