Por vaga nas oitavas, Gana e Uruguai duelam pelo Grupo H
Gana e Uruguai reeditam encontro em Copa do Mundo, na última em 2010 a partida teve a polêmica mão de Luis Suárez em pênalti perdido por Gana
Nesta sexta-feira teremos a definição dos últimos classificados para as oitavas de finais da Copa do Mundo. No grupo H, teremos a definição de quem pega a segunda vaga, e teremos o confronto direto entre Gana e Uruguai. Ambas seleções reeditam o épico jogo de quartas de finais na Copa de 2010, na África do Sul, em que aconteceu de tudo. O jogo acontece no estádio Al Janoub, e tem a bola rolando às 12h e a transmissão desse jogão decisivo será na Globo na TV aberta e no SporTV na TV fechada.
Gana quer um final de história diferente daquela que foi na Copa de 2010
Talvez o jogo mais marcante da Copa de 2010, foi o duelo de quartas de finais entre Uruguai e Gana. O jogo foi de muita disputa, intenso a cada minuto, com direito a emoções até o último minuto de jogo. Contudo, os momentos mais marcantes do jogo foi o toque de mão de Luis Suárez que salvou o gol de Gana que valeria a eliminação dos uruguaios e Asamoah Gyan o então craque da seleção que perdeu o pênalti que valeria a classificação aos ganeses. Suárez foi expulso, e ao ver o pênalti comemorou de forma efusiva, pois o jogo foi para prorrogação e os uruguaios venceram nos pênaltis por 4×2.
Agora a Seleção de Gana mais uma vez reencontra com o Uruguai, na busca de mais uma classificação na Copa do Mundo, desta vez para as oitavas de finais. O zagueiro de Gana, Alexander Djiku, em entrevista ao Jornal Marca, foi questionado sobre esse jogo memorável, e disse que aquela seleção teve uma jornada marcante, apesar do resultado negativo ao fim do jogo contra o Uruguai. Mas destacou que o jogo desta sexta-feira será diferente.
(O atacante Mohammed Kudus é o grande destaque da seleção de Gana nesta Copa. O atacante ganes já marcou 2 gols nesta Copa do Mundo, ambos contra a Coréia do Sul, Foto: Twitter Oficial da FIFA)
“Cada jogo é diferente. Todos nós lembramos do que aconteceu. Sim, pode ser um sentimento de vingança para algumas pessoas, mas não devemos nos enganar e fazer disso um assunto pessoal. Nós apenas temos que nos classificar sem nos deixar levar por nossas emoções. Vamos manter a cabeça fria e esperar que tudo corra bem.” disse o zagueiro.
E para se classificar, Gana apenas depende de si mesma, uma vez que os ganeses venceram a Coreia do Sul por 3×2 na segunda rodada do Grupo H, e assim chegariam a 6 pontos. Mesmo que a Coreia do Sul venha a vencer Portugal, os coreanos chegariam a no máximo 4 pontos. Ou seja, Gana seria mais uma seleção africana a chegar às oitavas de finais, já que Senegal se classificou no grupo A e Marrocos no grupo F.
Uruguai vai ter que suar muito e contar com resultado para passar às oitavas de finais
Diferentemente de Gana, o Uruguai além de precisar vencer o rival desta sexta-feira, tem que contar com uma vitória de Portugal contra a Coreia do Sul para avançar à fase de oitavas de finais da Copa do Mundo. Contudo, a equipe uruguaia foi relembrada daquele jogo memorável em 2010 contra Gana. E um dos protagonistas daquele jogo foi o centroavante Luis Suárez que vem para a sua última Copa vestindo a camisa celeste. Ao ser questionado em entrevista se ele se arrependia do que fez em 2010, o atacante uruguaio foi categórico.
“Toquei com a mão na bola, mas foi o jogador de Gana que perdeu o pênalti, não eu. O árbitro me expulsou e cobraram o pênalti. Eu não errei o pênalti, não era minha responsabilidade. É capaz que os jogadores que falem de revanche tivessem oito anos e nem se lembrem ou só viram as imagens. Outro dia jogamos com Portugal e ninguém falou de “revanche” porque os eliminamos em 2018. Não podemos viver com as coisas do passado e pensar em revanches.”
(Carrasco de Gana em 2010, Luis Suárez é um dos poucos jogadores remanescentes daquela Copa do Mundo na África do Sul. O que o uruguaio vai aprontar desta vez, Foto: Twitter Oficial da FIFA)
Nas duas primeiras rodadas, o Uruguai não vem desempenhando seu melhor futebol. Tanto que empatou com a Coreia do Sul na primeira rodada, e na segunda sofreu um revés diante de Portugal. Não por acaso, a seleção uruguaia tem sido uma das maiores decepções desta Copa. Muito se questiona sobre como o técnico Diego Alonso colocou a equipe titular nos dois primeiros jogos da Copa, em que o time não rendeu o esperado.
Talvez a maior bronca tenha sido a não escalação de titular de Giorgian De Arrascaeta, meia que atua no Flamengo e que tem tido boas atuações pelo clube carioca. No primeiro jogo, contra a Coreia do Sul, o meia sequer entrou em campo, e após o jogo até soltou farpas em entrevistas ao ser questionado do motivo dele não ter entrado em campo. Contra Portugal, De Arrascaeta até entrou em campo, mas não conseguiu fazer a diferença ao ponto de evitar a derrota do Uruguai diante dos portugueses.
Ficha do Jogo
3ª rodada do Grupo H da Copa do Mundo
Camarões x Uruguai – 12h
Local: Al-Wakrah, Qatar – Estádio Al Janoub
Transmissão: Rede Globo e SporTV
Provável Escalação de Gana
Ati Zigi, Lamptey, Amartey, Djiku e Baba; Partey, Abdul Samed e Sulemana; Kudus, Jordan Ayew e Iñaki Williams.
Técnico: Otto Addo
Provável Escalação do Uruguai
Rochet, Cáceres, Godín, Giménez, Oliveira; Vecino, Valverde e Bentancour; Pellistri, Darwin Nuñez e Suárez
Técnico: Diego Alonso
Foto: facebook.com/aufoficial