Pequenos que podem surpreender nos estaduais 2017
Confira as expectativas do clubes pequenos nos estaduais 2017
Sabemos que durante o início de toda temporada alguns clubes demoram para pegar ritmo ou engrenar de vez rumo ao sucesso. Muitas vezes vemos times grandes que passam certo sufoco e se complicando em alguns jogos teoricamente mais fáceis e acabam se comprometendo na disputa dos títulos estaduais.
Nos últimos anos, estamos nos deparando com alguns times roubando a cena e se transformando em queridos ao longo dos estaduais. Alguns sonhado com título, outros parando em finais ou pelas semifinais. Porém, deixaram sua marca e conseguiram o reconhecimento e até respeito dos maiores, casos de: Volta Redonda e Boavista no Rio, Osasco Audax e Red Bull Brasil e o Ituano em Sampa, a Caldense e Ipatinga em Minas Gerais e até o São Paulo do Rio Grande do sul.
Para 2017, nós já podemos citar alguns pequenos clubes ou de menor porte que já podem complicar a vida dos grandes e favoritos à taça. Abaixo vamos mostrar alguns candidatos a zebra dos estaduais do ano que vem.
Cariocão
– Bangu: Depois de anos apenas lutando para se manter na elite estadual, o Bangu se reforçou e muito bem. A diretoria apostou em jogadores experientes e tais nomes como o famoso Loco Abreu, ex-Botafogo, e Almir, ex-Flamengo. Além do recém chegado Peralta, ex-Once Caldas, famoso pelo faro de gol. Bangu sonha com passos maiores no Rio.
– Boavista: O clube vem ganhando cada vez mais espaço nos estaduais do Rio de janeiro, sendo inclusive finalista da Taça Guanabara 2011 perdendo para o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho. Para o próximo ano, o Boavista investiu pesado e conta com a sabedoria do técnico Joel Santana, maior campeão carioca. Em seu plantel, têm jogadores reconhecidos como os ex-vascaínos Leandrão, Cristianno, Aislan, Renato Silva e Fellype Gabriel, e também do ex-goleiro do Flamengo, Felipe.
– Volta Redonda: Campeão da Série D em 2016, o Voltaço parece ter se encontrado no cenário nacional. Depois da muito tempo, o vice-campeão carioca de 2005 já esbarrou nas semifinais e mesmo assim não se dá por satisfeito. Agora, o clube está com um orçamento maior e conta com bons nomes, como o meia Vinicius Pacheco e o atacante Pipico. Sendo assim, para se tornar a 5ª maior força do futebol carioca.
Gauchão
– Brasil de Pelotas: Com uma boa campanha na Série B de 2016, o clube conseguiu sua permanência, está com mais dinheiro em caixa e com total apoio da sua fiel torcida xavante, o clube de pelotas busca o sonhado título gaúcho, o que seria um pontapé inicial rumo à luta pela vaga na elite do futebol brasileiro.
– Caxias do Sul: O clube que vem, nos últimos anos, em pura decadência, sendo rebaixado na Série C e até no estadual, conseguiu o acesso de forma histórica. Agora, busca se reencontrar no cenário nacional. Equipe que já jogou a Série B e inclusive a elite do brasileiro, conta com bons nomes para fazer bonito e voltar a duelar com o Juventude, Inter e Grêmio.
Mineirão
– Caldense: A Caldense foi vice-campeão Mineiro recentemente, e promete usar a mesma fórmula para repetir o sucesso. A equipe vem treinando forte e vem conseguindo resultados agradáveis para a comissão técnica. Sm nenhum jogador de grande porte, o time aposta no conjunto para superar seus rivais e ser novamente a grata surpresa da edição de 2017.
– Tupi: A temporada de 2016 não foi como a torcida do Tupi esperava. O clube chegou a tão sonhada série B, mas desandou durante o campeonato. Se complicou sozinho e acabou rebaixado. Porém para o ano seguinte a diretoria trabalha firme na renovação, trazendo jogadores que são apostas, mesclando a base com alguns remanescentes do rebaixamento que se destacaram. O clube, entre os menores, é um dos que mais incomodam e sempre estão tirando pontos preciosos dos grandes. Resta saber se tem fôlego para sonhar com algo a mais.
Paulistão
– Audax: Finalista da edição anterior, o Osasco Audax sonha em repetir o sucesso que fez o clube eliminar grandes do futebol paulista. Como sempre, a equipe vem apostando na base e em jogadores desacreditados do futebol. Geralmente, com idade avançada ou que não decolaram como era de se esperar. Não será surpresa se o time de Osasco chegar longe novamente.
– Botafogo: O clube de Ribeirão Preto conseguiu o sonhado acesso para a Série C e agora busca se consolidar no cenário nacional. Para isso, o clube deve fazer um bom papel no Paulistão. A equipe se reforçou dentro de seus limites, porém tem um time regular. Se o clube andar como pretende, deve figurar entre os primeiros do seu grupo na primeira fase.
– Red Bull Brasil: O clube empresa que chegou pela primeira vez a elite este ano. Já obteve um resultado acima do esperado e conseguiu colher frutos da boa campanha. Agora, com uma base mais forte, o clube busca inspiração em seu xará da Alemanha, o RB Leipzig, e quem sabe imitá-los, desfrutando bons resultados para brigar pelo título de igual para igual com os grandes.