Futebol uruguaio: Peñarol vence e assume liderança do Clausura
Além da liderança do Clausura, Peñarol também encurtou distâncias na Tabla Anual.
A rodada deste final de semana trouxe importantes alterações na parte de cima da tabela do Clausura. Peñarol venceu Boston River fora de casa e assumiu a liderança, aproveitando o tropeço do Nacional frente a Defensor Sporting também fora de casa. Agora, os aurinegros tem um ponto a mais do que seu tradicional adversário.
PEÑAROL VIAJA ATÉ RIVERA E VENCE BOSTON RIVER
Peñarol manteve a eficiência, mesmo sem brilhar, e assumiu a ponta do campeonato. Jogando no interior do país, derrotou Boston River por 2 a 1, com gols de Gabriel Fernández e Cristian Rodríguez. Miguel Amado fez o empate transitório para a equipe vermelha e verde.
Diego López manteve o esquema que tem funcionado no âmbito local e mandou a campo os centroavantes Viatri e Fernández. Com isso, conseguiu levar perigo ao gol do Boston River, que tentava inquietar nos contra-ataques sem êxito. Foi da dupla de atacantes a jogada que culminou com o primeiro gol, marcado por Fernández após assistência do argentino Viatri.
Aproveitando um erro do zagueiro Formiliano, Amado empatou para o Boston River, mas a pressão do Peñarol levou os donos da casa a tentar se refugiar dentro da área. Numa bola alçada, o árbitro viu pênalti em Fernández que Cristian Rodríguez transformou no gol da vitória.
Com os três pontos, Peñarol agora lidera o campeonato um ponto à frente do Nacional. De quebra, conseguiu reduzir a vantagem do seu tradicional rival na Tabla Anual para quatro pontos. Na próxima rodada, receberá o Cerro no Campeón del Siglo.
Veja o resumo da vitória aurinegra
EM JOGO POLÊMICO, DEFENSOR SPORTING DERROTA NACIONAL
Em mais um episódio intenso da rivalidade entre ambos, Defensor Sporting venceu Nacional por 2 a 0 jogando no seu estádio Luis Franzini. Matías Santos e Álvaro Navarro marcaram os gols violetas.
A partida começou recheada de polêmica. Logo aos quatro minutos, o juvenil Brian Ocampo disputou a bola com o lateral do Defensor Sporting Mathías Suárez. O meia-atacante do Nacional cometeu uma dura falta e recebeu cartão amarelo. Após veemente reclamação do treinador do Defensor Sporting Eduardo Acevedo, o árbitro consultou o seu assistente e expulsou Ocampo, enfurecendo a torcida e principalmente jogadores e treinador do Nacional. Com um a menos em campo, os tricolores foram superados e deixaram a liderança da competição.
Com a derrota, Nacional ocupa agora a segunda posição do Clausura, um ponto atrás do Peñarol. Na Tabla Anual, lidera com quatro pontos a mais do que seu tradicional adversário. Na próxima rodada, Nacional recebe o Racing no Gran Parque Central.
Veja o resumo da vitória do Defensor Sporting
PROGRESO É GOLEADO E DESPENCA NA TABELA. DISPUTA PELA PRÉ-LIBERTADORES CONTINUA EQUILIBRADA
Progreso somou sua segunda derrota consecutiva. Após perder para o Nacional, desta vez o Cerro foi quem derrotou a equipe do bairro de La Teja. Os albicelestes golearam por 5 a 2 e entraram de vez na luta pela terceira posição da Tabla Anual, que dá vaga para a fase prévia da Libertadores. Atualmente, Danubio é o terceiro com 49 pontos, um a mais do que Defensor Sporting e Cerro e três à frente do Liverpool.
LUTA PELO REBAIXAMENTO CONTINUA ABERTA
Curiosamente, Liverpool sonha com participar das competições internacionais mas ainda corre algum risco de ser rebaixado. Se o campeonato acabasse hoje, cairia para a segunda divisão o Fenix. Atenas e Torque fariam um jogo desempate para definir a permanência. El Tanque Sisley, que não disputa a competição por conta das dívidas referentes a 2017, está automaticamente rebaixado para a segunda divisão.
VEJA TODOS OS RESULTADOS DA SEXTA RODADA
- Racing 2×1 Fenix
- Cerro 5×2 Progreso
- Boston River 1×2 Peñarol
- River Plate 3×4 Rampla Juniors
- Wanderers 1×0 Torque
- Liverpool 3×0 Danubio
- Defensor Sporting 2×0 Nacional
- Atenas 3×0 El Tanque Sisley (WO)
Veja os gols da sexta rodada do Clausura 2018
Créditos imagem: Facebook Oficial Club Atlético Peñarol