Palmeiras e São Paulo disputam vaga na semifinal da Copa do Brasil 2023
Atravessando o seu pior momento na temporada, Palmeiras busca virada diante do São Paulo
Na noite desta quinta-feira (13), às 20h (horário de Brasília), Palmeiras x São Paulo se enfrentam no Allianz Parque, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.
No duelo de ida deu Tricolor por 1 a 0, gol de Rafinha. Dessa forma, jogam pelo empate, enquanto o Verdão precisa vencer por dois gols. Vitória dos mandantes por um leva a decisão aos pênaltis.
Como vem o Palmeiras
O Palmeiras começou a disputa da competição na 3ª fase e teve pela frente a Tombense. Goleando na ida por 4 x 2, a volta terminou empatada por 1 x 1, que garantiu a classificação. Nas oitavas de final, enfrentou o Fortaleza, vencendo a ida em casa por 3 x 0 e perdendo a volta por 1 x 0, conseguindo avançar de fase sem nenhum sufoco.
É uma equipe bastante afetada pelo fator casa, mas forte quando joga diante de seus torcedores, já que nas últimas 30 partidas registra 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas como visitante, com 20 gols marcados e 14 sofridos, contra 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota em casa, com 36 gols marcados e 12 sofridos.
No último jogo que disputou, pelo Brasileirão Série A, empatou com o Flamengo em casa por (1‑1). Nos últimos 10 jogos em casa o Palmeiras registra 7 vitórias, 2 empates e 1 derrota. A equipe permitiu gols a seu oponente em 4 dos últimos 5 jogos que disputou nesta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 15 jogos, sofreu o primeiro gol 6 vezes e apenas conseguiu 1 virada no placar.
O Palmeiras chega pressionado para esta partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil 2023. Isso porque a equipe comandada pelo português Abel Ferreira venceu apenas 1, empatou 2 e perdeu 3 (metade) das últimas 6 partidas que disputou.
O que significa que, neste período, o Palmeiras conseguiu confirmar a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores da América 2023 na liderança do Grupo C, mas perdeu a partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil no clássico contra o São Paulo, fora de casa, e se afastou da disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro. Portanto, apesar de ainda ser visto com favoritismo neste confronto de volta, em casa, o Palmeiras deve encontrar grande dificuldade para avançar na Copa do Brasil.
Como vem o São Paulo
Tendo que lidar com um número grande de problemas de lesão no elenco, o técnico Dorival Júnior optou por priorizar a partida desta quinta-feira contra o Palmeiras. No domingo, 9 de julho, colocou em campo um time recheado de reservas para encarar o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, no duelo pela décima quarta jornada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor acabou voltando para casa com um ponto na conta obtido na igualdade sem gols. Resultado considerado favorável diante das circunstâncias. O São Paulo praticamente abdicou de jogar. Criou somente quatro oportunidades para arremate ao longo do jogo.
Uma delas foi na direção certa. Coube ao Bragantino tomar a iniciativa de perseguir a vitória. Tendo ficado com a bola por 53% do tempo, o time de Bragança Paulista fez isso. Construiu 23 oportunidades para disparo. Contudo, sete delas foram bloqueadas pelo sistema defensivo da equipe de Dorival Júnior, e 12 mandadas na direção errada.
O São Paulo chega para esta partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil 2023 motivado pelo grande momento que vive sob o comando de Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América em 2022, quando comandava o Flamengo.
O São Paulo venceu 5, empatou 1 e perdeu apenas 2 das últimas 8 partidas que disputou, estando invicto a 4 partidas. Uma destas derrotas foi para o Palmeiras (em casa) pelo Campeonato Brasileiro, é verdade, mas uma das últimas 5 vitórias foi exatamente em casa diante do mesmo Palmeiras, pela partida de ida destas quartas de final da Copa do Brasil 2023.
Palmeiras x São Paulo
Palmeiras e São Paulo fazem um dos clássicos mais tradicionais do país. Marcado por jogos históricos e retrospecto de muitos tabus, o chamado Choque-Rei ofereceu uma série de grandes clássicos nos últimos anos entre os gigantes paulistanos. Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 342, e há muito equilíbrio entre os rivais: 115 vitórias do Tricolor e 115 triunfos do Verdão, além de 112 empates. O São Paulo já balançou as redes 440 vezes e sofreu 446 gols. Assim, considerado hoje, o clássico mais disputado do futebol paulista.
Ficha técnica: Palmeiras x São Paulo
Horário: 20h, horário de Brasília
Local: Allianz Parque
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa/RJ) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Wagner Reway (Fifa/PB)
Transmissão: Prime Vídeo
Provável escalação do Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Endrick (Luis Guilherme) e Rony
Provável escalação do São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Caio Paulista; Pablo Maia, Gabriel Neves, Wellington Rato e Rodrigo Nestor; Luciano (David) e Calleri (Juan)