Os dois campeões nacionais no ano de 2023 terão seus caminhos cruzados na disputa da Supercopa do Brasil 2024
Na tarde deste domingo (4) às 16h00 (horário de Brasília), Palmeiras e São Paulo entram em campo para disputar o título da Supercopa do Brasil 2024, no Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Como vem o Palmeiras
Presente na competição por ser o atual campeão do Brasileirão 2023, o Palmeiras chega para o duelo deste domingo com três vitórias seguidas. O Alviverde venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0, o Santos por 2 a 1, no Clássico da Saudade, e a Inter de Limeira por 3 a 2. Com os mesmos 10 pontos, o Palmeiras é líder do Grupo B do Campeonato Paulista 2024.
O ponto de maior destaque do Alviverde é o setor ofensivo. O time balançou as redes em todos os quatro jogos neste início de temporada. Foram sete gols marcados e quatro sofridos. Por outro lado, a defesa ainda requer atenção. Somente diante do Bragantino é que a equipe de Abel Ferreira saiu de campo sem sofrer gols. O Palmeiras entra em campo também buscando o segundo título da Supercopa. Desta forma, se igualaria ao Flamengo, como o maior vencedor do torneio.

Sem poder contar com Endrick, que está com a Seleção Brasileira no Pré-olímpico, o Palmeiras deve ter Flaco Lopez no lugar do camisa 9 e formando o ataque com Rony. Aliás, no meio de campo, Richard Rios deve ser titular ao lado de Zé Rafael e Veiga.
Um dos grandes clássicos do futebol paulista, o Choque-Rei tem em sua história incríveis 344 jogos nas mais diversas competições nacionais e sul-americanas, com números extremamente equilibrados. São 116 vitórias de cada time, com outros 112 empates. Por outro lado, o Palmeiras é o time que mais marcou gols, sendo 452 contra 442 do São Paulo.
Como vem o São Paulo
O novo técnico do Tricolor Thiago Carpini, ex Juventude, chega com bastante confiança para o duelo deste domingo contra o Palmeiras. Isso porque o comandante da equipe são paulina já soma 10 pontos no Grupo D do Campeonato Paulista de 2024 (3 vitórias e 1 empate). Líder absoluto, o time de Carpini conquistou mais um feito na última terça-feira (30). O São Paulo finalmente quebrou o tabu de nunca ter vencido a equipe do Corinthians na Neo Química Arena. O Tricolor foi superior ao rival, e venceu com tranquilidade o time de Mano Menezes por 2 a 1 com gols de Calleri e Luiz Gustavo.

O título da Supercopa é um troféu que o São Paulo ainda não tem. Esse fato certamente aumenta o ânimo dos atletas que veem nesta partida, a oportunidade de mudar a história do clube, mais uma vez. O Tricolor vem mostrando um nível de jogo satisfatório neste início de temporada. Mesmo assim, o time precisa de algumas melhorias em setores específicos.
Considerando jogos de mata-mata entre São Paulo e Palmeiras, é importante observar que o São Paulo triunfou em 16 oportunidades das 21 disputas que houveram. Esse retrospecto favorável pode ser usado como um trunfo na busca do Tricolor pelo título inédito.
Ficha Técnica: Palmeiras x São Paulo
Horário: 16h00 horário de Brasília
Local: Estádio do Mineirão, Belo Horizonte-MG
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC-FIFA)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ-FIFA) e Guilherme Dias Camilo (MG-FIFA)
VAR: Wagner Reway (ES-FIFA)
Transmissão: Globo, SporTV, Premiere
Provável escalação do Palmeiras: Weverton; Rocha, Murilo e Gómez; Mayke, Richard Rios, Zé Rafael, Veiga e Piquerez; Rony e Flaco Lopez.
Provável escalação do São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa (Alan Franco) e Welington; Pablo Maia, Alisson e Luciano; Lucas (Ferreirinha), Wellington Rato e Calleri.