Notícias

Futebol Internacional

Os retornos de Maurizio Sarri e Antonio Conte trazem os holofotes do futebol de volta à Itália

Sarri e conte

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os treinadores Maurizio Sarri e Antonio Conte retornam ao futebol italiano, e a temporada promete

Já faz bastante tempo desde que a Itália viu um de seus times levantando um troféu internacional. De fato, foi graças ao excelente trabalho de José Mourinho e os veteranos da Internazionale de Milão em 2010 que trouxeram a taça da Liga dos Campeões para a bota, ao vencerem o Bayern de Munique por 2 a 0 na final no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.

Desde então, a Itália só precisou de reencontrar o caminho da vitória na Europa com a Juventus em duas oportunidades. Nas duas, o time de Massimiliano Allegri falhou em alcançar o objetivo mór do seu time ao perder duas finais para times espanhóis na Liga dos Campeões. A primeira para o Barcelona, em 2015; e a segunda para o Real Madrid, em 2017.

A Juve é quem tem liderado os esforços de mudar a sina italiana na Europa, fazendo investimentos vultuosos em jogadores como o ex-carrasco madrilenho Cristiano Ronaldo. Mas a mera compra de novos jogadores apenas manteve as coisas nos mesmos lugares, com a “Vecchia Signora” dominando o cenário doméstico – ganhando seu oitavo título consecutivo de liga nessa temporada – e não conseguindo traduzir tal hegemonia no continente.

 

Maurizio Sarri
Fonte: “Curva Sud” por forzaq8 (CC BY 2.0)

 

Por isso que a Juventus resolveu ir além nessa temporada. O técnico Massimiliano Allegri, que deu continuidade ao bom trabalho de seu antecessor Antonio Conte com os títulos domésticos e conseguiu ainda dar um gás maior nos torneios europeus, não teve seu contrato renovado. Em seu lugar entrou Maurizio Sarri, ex-técnico do Napoli que deu muito trabalho à Juve antes de sua estadia de uma temporada na Inglaterra liderando o Chelsea.

Porém a Juventus não está sozinha nessa jogada. Os ares também estão mudando para a Internazionale, que trouxe de volta ao país o ex-técnico tri-campeão do time de Turin, Antonio Conte – que também atuou no Chelsea nesse interim fora da Itália.

Os dois se encontram em situação oposta, como pode ser visto nos palpites de futebol da Betfair que colocam a Juventus bem acima da Internazionale no favoritismo ao título da Liga dos Campeões da próxima temporada. Entre os dois times se encontra o Napoli, ainda liderado por um outro ex-técnico do Chelsea, Carlo Ancelotti.

É de fato uma situação deveras inusitada, onde os técnicos dos três times que são favoritos aos títulos italianos na temporada vindoura tiveram passagens “traumáticas” pelo time de Londres. No caso de Sarri, o mesmo teve que ouvir a torcida do Chelsea se opor veementemente ao seu estilo de futebol. Enquanto que Conte e Ancelotti tiveram problemas internos, tanto com jogadores quanto com dirigentes do clube inglês.

 

Sarri
Treinador Maurizio Sarri – Fonte: “Sarri 143485” por football.ua (CC BY-SA 3.0)

 

Esses problemas são bem diferentes daqueles que os mesmos encontravam enquanto estavam na Itália. Quando liderava o Napoli, Sarri teve em suas mãos um elenco não tão bom quanto os talentos que ele encontrou no Chelsea ou na Juventus. Mas com esses jogadores, ele conseguiu executar um trabalho que quase marcou época na temporada 2017-18, passando bem perto de acabar com o domínio da Juve sobre a Serie A italiana.

Na Juventus, Conte foi responsável por “ressuscitar” o time que havia sido rebaixado para a segunda divisão italiana após um escândalo de combinação de resultados que abalou o país em 2006. Enquanto que Ancelotti foi bi-campeão da Liga dos Campeões quando jogador pelo Milan na década de 1980; e como técnico nos anos 2000.

Por essas e outras que os holofotes estão mais uma vez voltados para a Itália. O país que tinha visto sua relevância no esporte diminuir nos últimos anos, pode ver essa situação sendo revertida graças ao retorno de seus filhos pródigos. Desta vez, com olhares bem atentos de todo o mundo para o que pode ser uma temporada deveras interessante para quem curte um futebol bem jogado.

Wesley Contiero (1017 Posts)

Jornalista, 24 anos, natural de Lins, Interior de São Paulo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta