Opinião: o que esperar da Juventus nas mãos de Thiago Motta

 Opinião: o que esperar da Juventus nas mãos de Thiago Motta

Foto: Divulgação/JFC

Ítalo-brasileiro Thiago Motta vai encontrar o maior desafio na sua carreira como treinador da maior detentora de títulos da Itália

Como vinha a Juventus nas últimas temporadas:

A Juventus passou por momentos turbulentos dentro e fora das 4 linhas , questões financeiras, administrativas, mal planejadas e péssimo futebol apresentado e maus resultados levaram o afastamento de grande parte do torcedor “bianconero” e só conquistando um título: a Copa Itália 2023/24.

Massimiliano Allegri era um treinador que focava muito a equipe em um estilo de jogo mais retrancado e reativo, porém para muitos torcedores era um futebol “chato, “passivo” e “sonolento” porque sabiam que o time nas últimas três temporadas tinham jogadores talentosos no meio-campo e no ataque como Dusan Vlahovic, Federico Chiesa, Paulo Dybala , Manuel Locatelli, Nicolo Fagioli etc.

Na temporada 23/24 a Juventus sob o comando de Maximiliano Allegri, mesmo brigando com a Inter grande parte do campeonato na ponta da tabela da Série A Italiana não chegou a 50% de posse de bola como média na temporada, porém o Bologna de Thiago Motta perto de 60% só atrás do Napoli,

Thiago Motta está preparado para o desafio?

Antes do Bologna, o ítalo-brasileiro teve passagens no futebol profissional do Genoa e no Spezia, porém foram passagens muito conturbadas.

No Genoa ficou 67 dias: fez 10 jogos; 2 vitorias; 3 empates e 5 derrotas. No Spezia teve 355. Fez 40 jogos: 11 vitórias; 6 empates e 23 derrotas. No Bologna na temporada 23/24 foi a única temporada que ele teve um bom tempo para trabalhar e adaptar suas ideias de jogo, e até então foi seu trabalho de maior sucesso, garantindo uma vaga a UEFA Champions League. Foram 76 jogos: 35 vitórias; 23 empates e 18 derrotas.

Ao trocar o Bologna pela Juventus, para Thiago Motta dar um passo a cima sai de um clube modesto, que não tem tanta pressão e vai para um clube que briga por títulos na Itália e que pretende voltar a ser protagonista na Europa.

Qual o estilo de jogo de Thiago Motta?

Thiago Motta normalmente joga no 4-3-3 ou no 4-2-3-1, uma das características do seu estilo de jogo é a posse de bola e uma grande movimentação coletiva. No Bologna costumava muito fazer essa transição da defesa ao ataque. Era um time que tinha uma que defensivamente era muito sólido na defesa ,tinha controle de jogo ,tinha uma pressão alta na marcação mas faltava criatividade ofensiva. A tendência é que na Juventus essa posse de bola seja bastante perigosa.

Chegadas da Juventus

  • Douglas Luiz, volante do Aston Villa, comprado por 51,50 milhões de euros
  • Khepren Thuram, meia do Nice, comprado por 20,60 milhões de euros
  • Juan Cabal, lateral esquerdo do Hellas Verona, comprado por 12,80 milhões de euros
  • Michele Di Gregório, goleiro do Monza, comprado por 4,50 milhões de euros

Saídas da Juventus

  • Adrien Rabiot,em fim de contrato.
  • Alex Sandro, em fim de contrato.
  • Kaio Jorge, vendido ao Cruzeiro por 7,20 milhões de euros.
  • Enzo Barrenecha, vendido ao Aston Villa por 8 milhões de euros.
  • Samuel Iling Junior, vendido ao Aston Villa por 8 milhões de euros.
  • Moise Kean, vendido a Fiorentina por 13 milhões de euros.
  • Koni De Winter, vendido ao Genoa por 8 milhões de euros.
  • Carlos Alcaraz, fim de empréstimo, volta ao Southampton.

Thiago Motta vai ter seu primeiro teste pela Juventus nesta sexta-feira (26) contra o Nuremberg aos 12h (Brasília), vai ser bom ficar de olho para ver como será a Juventus nesta temporada que está por vir.

Facebook: Esportes Mais

Rogério Vieira

Related post

Leave a Reply