Onde estão? Relembre todos os melhor jogadores da Copa do Mundo sub-20 da Fifa
Com seis brasileiros na lista, veja quem se tornou craque e quem foi esquecido
O que Volodymyr Bezsonov, Diego Maradona, Caio Ribeiro e Lionel Messi têm em comum? Todos eles venceram o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo sub-20 da Fifa. Porém, eles tomaram rumos distintos em suas carreiras. O site Squawka relembrou todos os vencedores do troféu e veja quais você lembra e os que foram esquecidos!
Volodymyr Bezsonov (1977)
Atuando pela extinta Seleção da União Soviética, Bezsonov era um lateral-direito de grande destaque. Não à toa ganhou o prêmio de melhor jogador na primeira Copa do Mundo sub-20 da Fifa. O ex-jogador não teve muito destaque em sua carreira, atuando apenas em times da própria União Soviética e uma equipe de Israel. Porém, após sua aposentadoria, ele virou treinador e rodou por vários clubes da Ucrânia e até treinou a Seleção do Turcomenistão. Atualmente é o treinador do Dnipro Dnipropetrovs’k, da Ucrânia.
Diego Maradona (1979)
Certamente um dos mais conhecidos da lista, Maradona se tornou um dos maiores jogadores da história do futebol. Campeão da Copa do Mundo, Campeonato Argentino, Italiano e Espanhol. Ídolo do Boca Juniors, Napoli e Barcelona, o mundo virou pequeno para o baixinho de 1,65 metros de altura. Atualmente, Dieguito é o treinador do Al-Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos.
Romulus Gabor (1981)
Outro que acabou não virando um grande jogador em cenário mundial. Todavia, Gabor teve certo sucesso no seu país, a Romênia. O ex-jogador era atacante e é ídolo do Corvinul Hunedoara, clube na qual defendeu por 13 anos.
Geovani Faria da Silva (1983)
Primeiro brasileiro da lista, Geovani era o destaque daquela Seleção do Brasil sub-20 de 1083. Teve mais destaque no Vasco da Gama, onde atuou ao lado de craques como Roberto Dinamite e Romário. O ex-jogador era meio-campista, teve passagens pelo Bologna, da Itália, Karlsruher SC, da Alemanha e o Tigres, do México. Além disso tudo, defendeu a equipe principal do Brasil em 23 oportunidades e marcando cinco gols. Em 2006 foi eleito deputado estadual do estado do Espírito Santo.
Paulo Silas (1985)
Mais conhecido como Silas, esse teve um grande sucesso no meio do futebol. Nacionalmente, defendeu o São Paulo, Vasco, Internacional e Atlético-MG. No exterior teve passagens Sporting, de Portugal, pelo Uruguai, Itália, Japão e até defendeu o San Lorenzo, da Argentina. Após sua aposentadoria, também se destacou como técnico. Silas comandou Fortaleza, Avaí, Flamengo, Grêmio e tantos outros. Atualmente comanda o Red Bull Brasil.
Robert Prosinecki (1987)
Mesmo sem muita fama no Brasil, Prosinečki (que nasceu na antiga Alemanha Ocidental e é naturalizado croata) teve uma bela carreira no futebol. Campeão da Champions League em 1991 pelo Estrela Vermelha, também jogou pelo Real Madrid, Barcelona, Sevilla e vários outros clubes europeus. Já foi listado entre os dez melhores jogadores do mundo. Atualmente é o treinador do Azerbaijão.
Prosinečki ficou famoso após tornar-se o único jogador da história a marcar gol por dois países diferentes em Copas do Mundo.
Bismarck (1989)
Terceiro brasileiro da lista, Bismarck surgiu como uma grande promessa do Vasco da Gama. Porém, se destacou mesmo atuando em território japonês. Sua melhores atuações foram pelo Tokyo Verdy e o Kashima Antlers. O ex-meia também já defendeu o Fluminense e o Goiás. Atualmente é empresário de jogadores.
Emílio Peixe (1991)
Emílio Peixe é um ex-meia português, que teve boas passagens por alguns clubes portugueses, como o Sporting e o Porto. Também teve uma curta passagem pelo Sevilla. Hoje em dia é o treinador da Seleção sub-20 de Portugal.
Adriano (1993)
Adriano Gerlin da Silva era uma das maiores promessas do futebol brasileiro nos anos 90. Apesar de não ter estourado, virou um bom jogador. Suas passagens de mais destaques foram pelo Náutico, Sport e São Paulo. Em 2005 fundou o atual Grêmio Prudente, clube que administra ao lado de seu irmão.
Caio Ribeiro (1995)
Um dos mais conhecidos da lista, Caio Ribeira teve um grande sucesso como jogador e atualmente como comentarista da Rede Globo. Ex-atacante, Caio sofreu com muitas lesões, mas teve boas passagens por Napoli, São Paulo e Flamengo. Também atuou pela Seleção principal em quatro oportunidades.
Nicolás Olivera (1997)
Nicolás Olivera é o primeiro atleta da lista que ainda está em atividade. Meia de origem, teve boas passagens por Sevilla, Defensor Sporting e outros clubes do México e Espanha. É uruguaio e defendeu a Seleção celeste 28 vezes. Atualmente joga no Defensor Sporting, do Uruguai.
Seydou Keita (1999)
Volante e meia, Keita teve uma passagem com muito destaque pelo Barcelona, onde conquistou duas Champions League, dois Mundiais de Clubes, três campeonatos espanhóis e outros títulos. Também atuou muito bem no Lens, da França. Além de ter jogado no Olympique de Marseille, Sevilla, Valencia e Roma. Atualmente defende o Al-Jaish, do Qatar. Já fez mais de 100 jogos pela Seleção de Mali.
Javier Saviola (2001)
Saviola é foi um dos grandes atacantes do futebol mundial no Século XI. Virou ídolo do Barcelona e do Benfica após grandes atuações. Também teve atuou pelo Monaco, Sevilla, Real Madrid e outros. Se aposentou pelo River Plate, em 2015. Atuou pela Seleção argentina 39 vezes.
Ismail Matar (2003)
Apesar de não ter tido destaque internacional, Matar é um dos melhores jogadores do Emirados Árabes Unidos. Já defendeu a Seleção mais de 100 vezes, e atualmente joga pelo Al-Wahda.
Lionel Messi (2005)
Tratado por muitos como o melhor jogador da história, Lionel Messi é o principal nome da lista. Vencedor da Bola de Ouro cinco vezes, além de quatro Chuteiras de Ouro, quatro Champions League e nove La Liga. Lista de prêmios é farta, Messi é o capitão e camisa 10 do Barcelona.
Sergio Agüero (2007)
Um dos melhores atacantes da atualidade, Sergio Agüero cumpriu as expectativas sobre ele. Aos 29 anos, o argentino tem excelentes passagens por Independiente e Atlético de Madrid, é um dos maiores ídolos da história do Manchester City. Atuou pela Seleção local em 81 oportunidades.
Dominic Adiyiah (2009)
Lembra dele? Adiyiah foi destaque em 2009 e 2010, quando despertou interesse de diversos clubes, até ser contratado pelo Milan. Porém nunca estreou pelo clube italiano, e fica rodando por vários clubes do mundo, por empréstimo. Sua passagem de mais destaque foi pelo Karşıyaka, da Turquia. Atualmente defende o Arsenal Kiev, da Ucrânica.
Henrique Almeida (2011)
Sexto brasileiro da lista, Henrique Almeida era o artilheiro daquela excelente Seleção de base do Brasil, que contava com craques como P. Coutinho, Neymar, Oscar, Casemiro e outros. Porém, apesar de uma ótima Copa do Mundo, Henrique não engrenou nos clubes e rodou várias vezes. Hoje em dia está em boa fase no Coritiba.
Paul Pogba (2013)
Tratado como umas das maiores promessas do futebol, Pogba compriu as expectativas. Em 2016, se tornou a maior transferência da história do futebol (até então), quando saiu da Juventus para o Manchester United. Hoje é tratado como um dos melhores meio-campistas do planeta.
Adama Traoré (2015)
Destaque do Barcelona e da Espanha nas categorias de base, por enquanto, Traoré não vem tendo muito sucesso no futebol profissional. Atualmente o jovem atacante está no Middesbrough.
Dominic Solanke (2017)
Vencedor do prêmio em 2017, Solanke é uma das maiores promessas do futebol inglês. Com apenas 19 anos, o atacante foi destaque do Chelsea nas categorias de base, e está atualmente no Liverpool. Será que vai se tornar um grande jogador como muitos da lista ou não vai passar um uma grande promessa?