Notícias

Futebol Brasileiro

O São Paulo já foi rebaixado? Entenda essa história

São Paulo

Tricolor Paulista é “zoado” pelos rivais sobre o Paulistão de 1990. Entenda de vez essa história

Muitas pessoas comentam que o São Paulo já foi rebaixado, principalmente os rivais do clube quando tem aquele papo informal, de zoação, sempre citando o Campeonato Paulista de 1990 como o do rebaixamento.

Mas afinal, o São Paulo já foi mesmo para a segunda divisão estadual ou isso é um mito? Entenda essa história

Campeonato Paulista 1990 – suposto rebaixamento do São Paulo; entenda!

O regulamento do Campeonato Paulista de 1990 previa que as 24 equipes participantes seriam divididas em dois grupos de 12, com jogos dentro e fora, totalizando 23 jogos, e então os 12 melhores classificavam diretamente para a 3ª fase.

O São Paulo ficou em oitavo lugar no grupo 1, somando 23 pontos, e na 13ª posição no geral, assim não garantindo a sua vaga para a 3ª fase.

Juntamente com União São João, Guarani, São José, Inter de Limeira, Botafogo, Ponte Preta, São Bento, Noroeste, Juventus, Santo André e Catanduvense, o Tricolor Paulista foi para a repescagem, a segunda fase.

Nessa etapa, os 12 clubes foram divididos em 2 grupos, onde jogando entre si, duas equipes avançavam para se juntar aos já classificados. No grupo 1, o Botafogo somou 14 pontos, enquanto o Tricolor Paulista ficou com 13, na segunda posição.

Sendo assim, o time de Ribeirão avançou junto com o Guarani (14 pontos) líder do grupo 2, enquanto o São Paulo foi eliminado.

Na classificação final do Campeonato Paulista de 1990, o São Paulo ficou na 15ª posição, estando na frente de outras nove equipes.

Portanto, para que o clube do Morumbi fosse rebaixado, era necessário que a competição tivesse um descenso de 10 clubes, fato nunca visto no mundo.

Outra situação é que, mesmo que o Tricolor ficasse entre os 4 últimos, no regulamento do Campeonato Paulista de 1991, assinado e concordado por todos, havia uma cláusula informando que não haveria descenso.

Portanto, o São Paulo Futebol Clube não foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990, competição na qual teve como grande campeão o Bragantino.

Para saber um pouco mais, segue um vídeo do jornalista Paulo Vinicius Coelho explicando que o São Paulo Futebol Clube não foi rebaixado em 1990, além de duas imagens sobre o assunto.

Resultado de imagem para São Paulo já foi rebaixado
Publicação da revista Placar, na qual ressalta antes da competição a questão do rebaixamento em 1990

 

Resultado de imagem para São Paulo já foi rebaixado
Comunicado da Federação Paulista de Futebol sobre o “rebaixamento” do São Paulo

 

Esportes Mais

Deixe uma resposta