Notícias

Futebol Brasileiro

O que esperar do Campeonato Brasileiro 2020?

Campeonato Brasileiro 2020: o que esperar da competição que promete agitar o país?

A 64º edição do Campeonato Brasileiro de Futebol será realizada entre o 2 de maio e o 6 de dezembro de 2020. São 128 clubes participantes divididos entre a Série A, B, C e D. O sistema da competição da A e B é através de pontos corridos, onde os jogos são de ida e volta entre todos e quem tiver a maior pontuação, ganha o Campeonato.

O estado mais representado nas quatro séries é São Paulo, com 15 clubes. Em segundo lugar fica o estado do Rio Grande do Sul com 9 equipes representadas. Em terceiro lugar empatam os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com 8 times cada um.

Na Aérie A, ao finalizar as 38 rodadas e dependendo da posição em que cada time ficar na tabela, alguns clubes classificam para campeonatos como a Libertadores e a Copa Sul-Americana. Os times que ficarem nos 4 primeiros lugares classificam para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2021, os 2 seguintes posicionados classificam para a segunda fase da Libertadores.

Para a Copa Sul-Americana classificam os posicionados do 7º ao 12º lugar. Já os 4 últimos posicionados ficam na zona de rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro.

A grande novidade da Série A deste ano é a classificação do Red Bull Bragantino. Desde o ano 1998, o Bragantino não pisava na Série A e ficou perambulando entre as Séries B, C e D durante 22 anos. Mas com o título de Campeão da Série B em 2019, a equipe está de volta na primeira divisão.

O Bragantino participou em vários campeonatos e ganhou alguns títulos. Uma das vitórias conquistadas pela equipe foi no Campeonato Paulista do ano de 1990 onde foi campeão. Também conquistou o campeonato da Série B duas vezes, e uma da Série C. E no ano de 2014, o clube chegou até as oitavas de final da Copa do Brasil.

A surpresa deste ano é o Cruzeiro, que foi rebaixado à Série B pela primeira vez na história do clube. O Cruzeiro foi campeão brasileiro 4 vezes nos anos de 1966, 2003, 2013 e 2014. O time também conquistou vários outros títulos como campeão da Libertadores, Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil e outros títulos interestaduais e estaduais.

O Náutico é outro clube em destaque em 2020. Conquistando o título de campeão da Série C em 2019, o Náutico volta a ser um dos 40 clubes mais importantes do país. No ano de 1967, o clube conquistou o vice-campeonato da Série A e nos dois anos anteriores, ficou com o terceiro lugar. 

Na Série B haverá alguns clássicos que irão agitar o campeonato. Entre eles os encontros entre Avaí, Chapecoense e Figueirense, além dos encontros entre Cruzeiro e América-MG, e Guarani e Ponte Preta.

Deixe uma resposta