NBA: Raptors e Celtics travam duelo pelo segundo lugar no Leste
Raptors e Celtics se enfrentam valendo o segundo lugar na conferência Leste da NBA
Toronto Raptors recebe, nesta quarta-feira (dia 10) no Air Canada Centre, o Boston Celtics, em duelo que vale o segundo lugar na conferência Leste. Aos interessados, a partida terá transmissão ao-vivo do SporTV à partir das 22:00, horário de Brasília. Caso a pessoa tente acompanhar por outros meios, o tip-off tem previsão de acontecer somente às 22:30, também pelo horário de Brasília.
Mesmo tendo uma vantagem de um jogo em cima dos Celtics, os Raptors passam por uma fase não muito boa: nas últimas sete partidas, foram apenas duas vitórias. Isso vai em completo oposto daquele time que havia ganhado treze dos últimos quinze jogos anteriores desta sequência. Desse modo, Boston não apenas ameaça tirar o segundo lugar na conferência Leste dos canadenses, mas também assumir a liderança da divisão do Atlântico.
No outro lado da moeda, depois de um início complicado e decepcionante dos comandados de Brad Stevens, finalmente Boston parece fazer jus àquele time considerado favorito para ir até a final da conferência. São dez vitórias nos últimos doze jogos, sendo quatro seguidas até o confronto de quarta.
A principal razão dessa sequência é Isaiah Thomas. Depois que o armador perdeu quatro jogos no início de dezembro devido a uma lesão, Thomas tem uma sequência de doze partidas consecutivas com pelo menos 20 pontos, sendo o destaque os 52 pontos contra Miami no último dia de 2016.
Seu matchup será Kyle Lowry, que chutou apenas 2/7 na derrota contra Houston. Titular nos dois últimos All Star pelo Leste, Lowry segue como favorito para ainda continuar como um dos atletas selecionados. Desse modo, será uma bela oportunidade para Thomas provar que não foi apenas um mês de dezembro de sorte e que merece sim participar do jogo das estrelas.
Outro atrativo deste confronto é o brasileiro Lucas Nogueira, ala-pivô/pivô dos Raptors. Lucas vem ganhando mais oportunidades nessa temporada, chegando até começar alguns jogos. O próprio DeMar DeRozan afirmou que considera o brasileiro como um dos melhores jovens pivôs da liga.
Na verdade, existe uma possibilidade de Nogueira começar como ala-pivô, puxando DeMarre Carroll de volta para posição 3, sua de origem, e colocando Norman Powell no banco. Honestamente penso que seria uma boa ideia dar alguns minutos extras para o jovem brasileiro, justamente para ajuda-lo a desenvolver seu jogo.
Considero Boston como favorito para ganhar esse jogo, mesmo jogando fora de casa, por estar em melhor fase comparado com os canadenses. Será um confronto bem equilibrado, de duas boas equipes que, além de rivais de divisão, disputam para ser a segunda força na conferência.
É o primeiro, de quatro no total, encontro desses dois times na temporada regular, sendo bem provável que, caso fiquem em segundo e terceiro, se enfrentem em uma das semi-finais do Leste.
Escalação Raptors: PG Kyle Lowry; SG DeMar DeRozan; SF Norman Powell (DeMarre Carroll); PF DeMarre Carroll (Lucas Nogueira); C Jonas Valanciunas
Prováveis desfalques: Jared Sullinger (PF/C) e Delon Wright (PG)
Escalação Celtics: PG Isaiah Thomas; SG Marcus Smart; SF Jae Crowder; PF Amir Johnson; C Al Horford
Prováveis desfalques: Avery Bradley (PG/SG), Tyler Zeller (C) e James Young (SF/SG)
Por Pedro Pacola