Mineiro e Paraense seguem indefinidos

 Mineiro e Paraense seguem indefinidos

Clubes continuam briga no STJD para poderem garantir participação nos estaduais

Enquanto alguns estaduais pelo Brasil já começaram e outros terão seu início somente em fevereiro ou março, dois não sabem quem serão todos os seus representantes, em função de ação no STJD.

Tanto o Campeonato Mineiro quanto o Paraense, que deveriam ter 12 clubes na briga pelo título e contra o rebaixamento, enfrentam problemas na Justiça.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu o julgamento do recurso do caso Betim. O clube pleiteia a perda de pontos do Ipatinga no Módulo II do Campeonato Mineiro de 2022 e, consequentemente, herdar a vaga no Módulo I deste ano.

O Betim acusou o Ipatinga de ter falsificado assinaturas de jogadores para inscrevê-los no Módulo II do Campeonato Mineiro do ano passado. O pleno do TJD-MG manteve o Ipatinga na Primeira Divisão e decidiu não tirar os pontos da equipe do Vale do Aço, o que fez o Betim recorrer ao STJD.

No Pará, os jogadores Guga e Hatos foram denunciados pelo Paragominas por estarem atuando de maneira irregular no Campeonato Paraense de 2022.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou o adiamento do início e marcou o julgamento da medida que suspendeu o início do Campeonato Paraense 2023. A pauta será analisada no Plenário Virtual do órgão, através de vídeo conferência.

Serão apreciados quatro processos. Em todos eles, aparecem a Federação Paraense de Futebol, o Águia de Marabá e o Bragantino, que estão envolvidos nas denúncias de escalações irregulares de atletas no estadual do ano passado.

Quanto ao recurso voluntário do Paragominas, Castanhal, Itupiranga e Amazônia Independente, o prazo para interpor terminará no dia 2 de fevereiro. No dia seguinte, o Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) irá certificar a expiração do prazo para mediar o recurso. Em seguida, o órgão encaminhará todo o processo para o STJD.

Veja a situação do Mineiro, no campo e no STJD

Na primeira fase, o Campeonato Mineiro tem três grupos com quatro times cada, e a bola está rolando desde o dia 21, porém o Ipatinga ainda não estreou.

No Grupo A estão Athletic, Atlético, Pouso Alegre e Villa Nova. América, Caldense, Democrata de Sete Lagoas e Patrocinense formam o B. Cruzeiro, Democrata de Governador Valadares, Ipatinga e Tombense compõem o C.

Após turno com confronto entre as chaves (oito rodadas), o primeiro de cada e o melhor segundo vão às semifinais, que serão realizadas em ida e volta, assim como a final.

Enquanto isso, os que terminarem do 5º ao 8º lugar na classificação geral disputam o Troféu Inconfidência. E os três últimos colocados (independentemente de grupo) disputam a repescagem, em turno e returno, com as duas piores equipes do triangular sendo rebaixadas.

Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio.

Na repescagem, os critérios de desempate são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio.

Semifinal e final terão como critérios de desempate: 1) melhor saldo de gols no confronto; 2) melhor campanha na primeira fase.

Veja a situação do Paraense, no campo e no STJD

Na primeira fase, o Campeonato Paraense tem três grupos com quatro times cada, e com início marcado para o dia 21, porém a bola ainda não rolou.

No Grupo A estão Bragantino, Caeté, Ituporanguense e Remo. Águia, Cametá, Paysandu e São Francisco formam o B. Castanhal, Independente, Tapajós e Tuna Luso compõem o C.

Após turno com confronto entre as chaves (oito rodadas), os dois primeiros de cada e os dois melhores terceiros vão ao mata-mata. Enquanto isso, os dois últimos colocados (independentemente de grupo) serão rebaixados.

Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio.

Quartas de final, Semifinal e Final serão em ida e volta. Critérios de desempate: 1) melhor saldo de gols no confronto; 2) disputa de pênaltis.

Foto: STJD

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply