Líder, UE Santa Coloma aplica goleada em Andorra
Divisão de elite de Andorra, em sua 30ª edição, passa a ter dez clubes em seu campeonato contra os oito de antes
A 30ª edição da primeira divisão do futebol de Andorra, chamada de Lliga Nacional de Fútbol, teve a sua sexta rodada encerrada, com todos os jogos no Centre de Entrenament de la FAF 1, na cidade de Andorra la Vella.
A UE Santa Coloma continua a ser o único líder da “Liga Multisegur Assegurances”, além de manter os 100% de aproveitamento com a sexta vitória, ao bater o Pas de la Casa com uma goleada por 5 a 1, sendo três gols de Obama (um de pênalti). Karim (de falta) e Álex Gómez fizeram os outros e Tiago Portuga chegou a empatar para os perdedores.
A rodada teve muitos gols (29 ao todo) e mais três goleadas. O Atlètic d’Escaldes aplicou a maior surra do campeonato ao varrer o Carroi por 8 a 1, tentos anotados por Rodrigo (3), Valero, David Rodri, Gemelson e Asier (2). Sioul descontou.
O Ordino meteu 4 a 0 no Esperança, gols de Pablo Ruiz, Víctor, Marc Pujol e Javi Montserrat. O FC Santa Coloma também ganhou por 4 a 0, do lanterna Atlètic Amèrica, com os gols marcados por Gerard Gómez, Novoa, Iván Garrido e Markovych.
Além disso, no duelo mais equilibrado da jornada, o Inter Club d’Escaldes acabou com a invencibilidade do Penya Encarnada: 4 x 2, de virada. Chirri abriu o placar, mas Marc Caballé empatou e Argañaraz virou. Chete, contra, empatou, porém o ‘La Penya’ teve Guzmán e Javi Espí expulsos. Adrià Gallego desempatou. Javi Bueno e Fabio Martins também levaram o vermelho, deixando sua equipe com sete em campo. Viti fechou a conta nos acréscimos.
A classificação está assim:
1º UE Santa Coloma = 18 pontos ganhos;
2º Inter Club e Penya Encarnada = 13;
4º FC Santa Coloma = 12;
5º Atlètic Club , Ordino e Pas de la Casa = 7;
8º Carroi = 4;
9º Esperança = 3;
10 Atlètic Amèrica = 2.
A próxima rodada terá Esperança x Inter Club Escaldes, Penya Encarnada x Atlètic Escaldes, Pas de la Casa x FC Santa Coloma, Atlètic Amèrica x Ordino e UE Santa Coloma x Carroi.
Com dez clubes participantes, dois a mais que anteriormente, houve mudança no regulamento. Se antes eram quatro turnos (28 rodadas), agora serão três (27 rodadas). Quem somar mais pontos será o campeão e garantirá vaga na Liga dos Campeões da Europa 24/25 (fase qualificatória). O vice e o terceiro irão para a Europa Conference League (fase qualificatória). O último colocado será rebaixado e o penúltimo disputará um play-off contra o vice da Segunda Divisão, que agora tem apenas sete participantes.