Leia tudo sobre o Baiano de 2023

 Leia tudo sobre o Baiano de 2023

São dez clubes na briga pela classificação e contra o rebaixamento

Com a presença de dez clubes, o Campeonato Baiano de 2023 começou na última terça-feira (10). Após turno único, os quatro primeiros avançam para às semifinais e os dois últimos colocados serão rebaixados.

Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio.

Semifinal e final são disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) melhor saldo de gols no confronto; 2) disputa de pênaltis.

Vale vaga na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D

Atual bicampeão, o Atlético de Alagoinhas sonha com o inédito tri, que pode isolá-lo como o clube do interior com mais conquistas. O Bahia entra na disputa de olho em um histórico 50º troféu estadual. Já o Vitória quer voltar a ser campeão depois de cinco anos.

Os três primeiros colocados garantem vaga na Copa do Brasil de 2024. Além disso, o campeão terá direito à vaga direta na Copa do Nordeste de 2024. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

O clube de melhor colocação no estadual, excluindo os detentores das duas vagas anteriores, irá para a fase prévia da Copa do Nordeste de 2024. Por fim, as duas equipes melhores colocadas, desde que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro, se garantirão na Série D.

Itabuna vence jogo de estreia do Baiano de 2023

O primeiro jogo da Série A do Campeonato Baiano de Futebol em 2023 foi realizado no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista.

O Itabuna, que está de volta à elite do futebol estadual, venceu o estreante Jacobinense pelo placar de 1 a 0. O primeiro gol da competição foi marcado por Flavinho.

A primeira rodada terá sequência com Bahia x Juazeirense, Barcelona x Atlético, Bahia de Feira x Vitória e Doce Mel x Jacuipense.

Foto: Reprodução/FBF

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply