Leia tudo sobre o Amazonense de 2023
São nove clubes na briga pela classificação e contra o rebaixamento no Amazonense
Com a presença de nove clubes, após a desistência do Fast, o Campeonato Amazonense de 2023 começa neste sábado (28). Eles se enfrentam em turno único e os oito melhores avançam ao mata-mata. Já o último colocado será rebaixado.
Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio.
A fase de quartas de final, semifinal e final são disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação, e, depois, no saldo de gols do confronto, vaga ou título será do time com melhor campanha na primeira fase. Mando de campo do segundo jogo nas fases de mata-mata são sempre da equipe com melhor campanha na somatória das fases anteriores.
Vale vaga na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D
O campeão garante vaga em Copa do Brasil 2024, Campeonato Brasileiro Série D 2024 e Copa Verde 2024. O vice também garante participação na Copa do Brasil do ano que vem.
Se o campeão estadual for Manaus ou Amazonas, já garantidos na Série C ou D de 2024, o vice (ou o terceiro colocado) fica com a vaga na quarta divisão nacional.
Atual campeão estreia em casa no Amazonense de 2023
A partida que abre o campeonato ocorre às 20h (de Brasília) deste sábado (28), na Arena da Amazônia, em Manaus, com o clássico entre Nacional e Rio Negro, de volta à elite após o título da Série B no ano passado.
Atual campeão, o Manaus estreia no domingo (29) contra o recém-promovido Parintins, também na Arena da Amazônia, às 10h (de Brasília).
A jornada inaugural terá ainda no domingo Iranduba x Princesa do Solimões (vice em 2022), às 10h, no Ismael Benigno, e Amazonas x Manauara, às 15h30, no Carlos Zamith, ambos na capital.
Foto: FAF