
Apesar de ter vencido o Valladolid, Leganés viu Espanyol ganhar do Las Palmas e escapar do descenso na LaLiga 24/25
Pela 38ª e última rodada da LaLiga 24/25, nome oficial do Campeonato Espanhol, neste sábado (24), o Leganés tentou, mas não escapou do descenso à segunda divisão.
Jogando no estádio Municipal de Butarque, em Leganés, diante de 11.523 espectadores, o atual campeão da segundona espanhola fez 3 a 0 no Valladolid.
O time da casa definiu ainda no primeiro tempo o duelo contra o lanterna. Precisando vencer, o Lega foi ao ataque desde o apito inicial. Seu domínio territorial e as várias incursões ofensivas terminavam em erros na última bola, muito por conta do nervosismo. Até que aos 24 minutos, Javi Hernández chutou forte de fora da área e estufou as redes.
A equipe pucelana, por sua vez, já demonstrava as mesmas fraquezas que a condenaram ao rebaixamento e desmoronou por completo com o gol sofrido. Aos 33, o guineano Seydouba Cissé ampliou. No entanto, após consulta do VAR, o lance foi anulado por impedimento do marroquino Munir El Haddadi na hora do passe para a conclusão da jogada.
Logo depois, aos 36, Seydouba Cissé tocou para o marfinense Yan Diomandé realizar grande jogada individual e marcar o segundo dos mandantes. Juan Cruz, aos 40, fechou a conta.
Neste momento, o Leganés escapava do rebaixamento, já que Espanyol e Las Palmas foram para o intervalo empatando. Entretanto, no segundo tempo, os pericos conquistaram a vitória e os pepineros não conseguiram se manter na elite.
3 – Leganés: Dmitrovic; Altimira, Jorge Sáenz, Sergio González, Javi Hernández; Juan Cruz, Cissé (Brasanac, m.74), Tapia (Chicco, m.82), Dioamandé (Diego García, m.63); Raba (Miguel de la Fuente, m.74) e Munir (Duk, m.63).
0 – Valladolid: Hein; Candela (Luis Pérez, m.46), Aidoo (Ozcakar, m.46), Cömert, Henrique; Anuar (Maroto, m.46), Nikitscher, Alani, Raúl Moro; Sylla (Amath ,m.72) e Latasa (Arnu, m.72).
Leganés escaparia do rebaixamento nas últimas quatro temporadas
Com 40 pontos ganhos, o time comandado por Borja Jiménez terminou na 18ª posição. Esta pontuação foi suficiente para garantir a permanência na Primeira Divisão nas quatro últimas temporadas.
Já o lanterna Valladolid encerra sua campanha com apenas 16 pontos somados. Não conseguiu marcar gol em 16 das 38 rodadas, completando 380 minutos sem balançar as redes (passou em branco nos últimos três jogos). Além disso, perdeu suas últimas 12 partidas na LaLiga, a sequência de derrotas mais longa na competição desde 1998/1999.
Em seus 97 anos de história, o Real Valladolid nunca havia sido derrotado tantas vezes em uma edição de campeonato nacional, contando primeira, segunda e terceira divisões. Fora de campo, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno, sócio majoritário do clube, vendeu suas ações a um grupo de investimento norte-americano, o Ignite, por 50 milhões de euros (cerca de R$ 322 milhões na cotação atual). Em 2018, Ronaldo pagou 30 milhões de euros (R$ 193 milhões na cotação atual) por 51% das ações do Valladolid, rebaixado três vezes neste período de sua gestão.