Na altitude de Quito, Palmeiras viaja para enfrentar a LDU pela semifinal da Libertadores

Na noite de quinta-feira (23), a Liga Desportiva Universitária (LDU) recebe o Palmeiras dentro de sua casa, em Quito, em partida válida pelo 1º jogo da semifinal da Libertadores da América. As equipes entram em campo às 21h30, segundo horário de Brasília e o confronto será na altitude do estádio Rodrigo Paz Delgado, no Equador.
O terror dos brasileiros, LDU, busca fazer mais uma vítima
Os equatorianos fazem uma campanha formidável na Libertadores da América de 2025, principalmente quando falamos sobre o mata-mata. Durante a fase de grupos, La U surpreendeu a todos e se sagrou a primeira colocada a frente do Flamengo. A campanha que por si só já era muito positiva, ganhou partidas ainda mais marcantes, pois desde que passou para as oitavas de final, enfrentou apenas equipes do Brasil e venceu se classificou em todas as partidas. Com o apoio da altitude, a LDU eliminou o Botafogo nas oitavas de final e o São Paulo nas quartas, com direito a vitória em casa e fora com a confirmação do resultado no Morumbi.
Nesse momento, a Glória Eterna é composta apenas por equipes que já triunfaram na final, incluindo, claro a própria equipe equatoriana. Em 2008, enfrentando a equipe do Fluminense na final, a LDU foi a grande campeã da América nos pênaltis. Aquela altura, La U já se mostrava como uma equipe que levava a melhor contra os clubes do Brasil e assim seguiu até a edição desse ano. Palmeiras, inclusive, é outro que já entrou na reta dos equatorianos. Em 2009, na as equipes protagonizaram as duas partidas que valeram de fato e uma vitória para cada lado foi o resultado da fase de grupos da Libertadores. O Verdão perdeu na altitude por 3 a 2.
Para a semifinal, La U terá um desfalque certo e uma dúvida, porém, ambos importantíssimos para o confronto. Entre eles, o goleiro titular Gonzalo Valle, que nessa semana teve uma lesão seríssima no joelho e desfalca o clube não só para a sequência da Libertadores, mas como não joga mais nessa temporada. Além dele, Lisandro Alzugaray um verdadeiro carrasco dos brasileiros, se recupera de lesão e ainda não é uma certeza para a equipe equatoriana. Embora o clube divulgou sobre a reta final de tratamento, o jogador ainda não pode ser considerado uma certeza no duelo.

Em busca do que ninguém fez no mata-mata, Palmeiras busca resultado favorável em Quito
Não é a primeiras vez que o Palmeiras irá disputar uma partida na altitude em 2025. Na fase de grupos, o Verdão encarou os mais de 3800 metros de altitude e jogou em La Paz contra a equipe do Bolívar. Naquela partida, o clube teve que se revirar e tirar fôlego de onde não se tinha para conseguir segurar o resultado, o qual, conseguiu e venceu a equipe rival por 3 a 2. Agora, busca repetir os feitos das oitavas de final e das quartas e conquistar a vitória no jogo de ida da competição. E embora a fase seja positiva, o Verdão terá que lidar com seu tabu jogando em Quito contra a LDU e buscar fazer uma grande partida contra uma adversário forte.
Nessa Libertadores, o Palmeiras disputou um total de 10 jogos e foi a equipe que melhor desempenhou e trouxe resultados até aqui. Durante todas as partidas, apenas um dos jogos não foi uma vitória Alviverde e foi no jogo de volta das oitavas de final contra o Universitário do Peru, o qual, empatou em 0 x 0. Na fase de grupos e contra o River Plate nas quartas de final, o Palmeiras bateu todos os seus adversários e inclusive, venceu na Argentina e no Brasil também. Contra a LDU, a última e única vitória em dois jogos que já disputaram e sobre seu domínio. Em 2009, o Verdão venceu por 2 a 0 com gols de Marcão e Diego Souza.
Para a partida de ida e decisiva da Libertadores, o Palmeiras segue com desfalques, porém, com nenhum deles sendo novo. Weverton ainda seguirá fora, dando lugar para Carlos Miguel seguir exercendo sua função como titular e tentando cavar seu espaço com boas atuações e além do camisa 21, Lucas Evangelista que não joga mais nessa temporada e Paulinho também não irão jogar por conta de lesão. Com o time com reforços importantes, o Palmeiras busca partida sólida para sobretudo, chegar vivo no Brasil após mais uma partida na altitude nessa temporada. Khellven e Maurício, devem seguir ganhando chances como titulares do Verdão.

Ficha Técnica – LDU X Palmeiras
Data e horário: 23/10/2025 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Rodrigo Paz Delgado, Quito (EQU)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Héctor Paletta (ARG)
Prováveis escalações:
LDU: Alexander Domínguez; Allala, Ade e Mina; Quintero, Villamil, Gruezo, Comejo e Quiñonez; Estrada e Ramírez. Técnico: Tiago Nunes.
Palmeiras: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Andreas Pereira e Mauricio; Felipe Anderson, Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.
Leia mais sobre a Libertadores em nosso site!
Nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e X.