LDU e São Paulo se enfrentam nas quartas de final da Sul-Americana
O ponto de encontro será o estádio Rodrigo Paz Delgado, o Casa Blanca, na altitude de 2,730 metros de Quito, a capital equatoriana
Nesta quinta-feira (24) às 19h00 (horário de Brasília), LDU e São Paulo duelam no jogo de ida pelas quartas de final da Copa Sul-Americana no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador
Como vem a LDU
A LDU conseguiu avançar de fase após bater o Ñublense, do Chile, nas penalidades. O time equatoriano joga em seu estádio e tem como um dos aliados a altitude. A equipe equatoriana ostenta a marca de ter vencido os dois jogos diante do São Paulo como mandante.
O time comandado pelo argentino Luiz Zubeldía, soma cinco pontos na segunda fase do Campeonato Equatoriano, com uma vitória e dois empates. Tem como referência no ataque um velho conhecido do futebol brasileiro, o atacante peruano Paolo Guerrero, ídolo corintiano, além de passagens por Flamengo e Internacional.
Além disso, o treinador é um velho conhecido dos são-paulinos. Zubeldía comandava o Lanús quando eliminou o São Paulo, em pleno Morumbi, na Copa Sul-Americana, no ano de 2020.
Os dois jogos seguintes, ambos pela Segunda Fase da Liga Pro, mostraram que a LDU Quito retomou sua segurança defensiva. No jogo contra o Aucas, fora de casa, ficou no 0 a 0 diante de um bombardeio dos donos da casa, Foram 20 arremates, sete no alvo. Na sexta-feira, 18 de agosto, dessa vez como mandante, a LDU viu o placar se repetir diante do El Nacional. Com cinco pontos (uma vitória e duas igualdades), ocupa a quarta posição, quando considerados os critérios de desempate do Campeonato Equatoriano. Dois pontos abaixo do Mushuc Runa, líder.
Como vem o São Paulo
Não poderia estar mais alta a confiança dos jogadores do São Paulo. Afinal, o time protagonizou duas viradas nas competições que disputa no sistema de mata-mata. A maior delas, ao menos aos olhos dos torcedores, aconteceu nas semifinais da Copa do Brasil. Depois de perder para o Corinthians por 2 a 1, na Neo Química Arena, venceu por 2 a 0 diante de um Morumbi lotado com mais de 60 mil torcedores, tendo revertido a desvantagem ainda no primeiro tempo. O jogo terminou em 3 a 2 no placar agregado.
Porém, em grau de dificuldade, a reação mais significante talvez tenha sido nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Perdeu para o San Lorenzo, dono de um sistema defensivo bastante qualificado por 1 a 0, na Argentina. Assim, foi preciso de muita paciência e qualidade na produção ofensiva para marcar 2 a 0 no jogo de ida, em São Paulo.
Para a partida, o São Paulo poderá contar com Lucas Moura e James Rodriguez. Após não serem regularizados a tempo para as oitavas, os meias estão aptos para estrear na Copa Sul-Americana 2023.
Nesse cenário, o Brasileirão ficou no final da lista de prioridades. No encontro de sábado, 19 de agosto, pela vigésima rodada da competição, a primeira do segundo turno, o técnico Dorival Júnior optou por colocar um time quase inteiramente reserva em campo e dar descanso aos titulares. Mesmo assim, pontuou ao ficar no 0 a 0 com o Botafogo, líder disparado do Campeonato Brasileiro. Com 28 pontos (sete vitórias, sete empates e seis derrotas), o Tricolor Paulista ficou na décima posição na tabela de classificação do Brasileirão, quando considerados os critérios de desempate.
Esta será a primeira vez que LDU e São Paulo vão se enfrentar em um duelo mata-mata. O Tricolor, portanto, espera construir um bom resultado em Quito para trazer a decisão para o Morumbi, onde o time jamais perdeu para os equatorianos. O jogo de volta será no próximo dia 31, às 19h.
Ficha Técnica: LDU x São Paulo
Horário: 19h00 horário de Brasília
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, Equador
Transmissão: ESPN e Star+
Provável escalação da LDU: Alexander Domínguez; José Quinteros, Ricardo Adé, Richard Mina e Leonel Quiñónez; Lucas Piovi, Mauricio Martínez, Renato Ibarra e Alexander Alvarado; Jhojan Julio e Paolo Guerrero.
Provável escalação do São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Wellington; Pablo Maia (Gabriel Neves), Alisson (Luan), Nestor, Lucas Moura e Wellington Rato (Luciano); Calleri.