Junior é campeão colombiano pela décima vez
Após vencer em casa, na ida, Junior perdeu fora, no tempo normal, mas bateu Independiente Medellín, nos pênaltis, na volta
Após vencer o jogo de ida da final do Torneo Clausura 2023 do Campeonato Colombiano, por 3 a 2, em casa, no estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, o Atlético Junior precisava de um empate na volta para ser o campeão nacional.
No entanto, o Independiente Medellín fez valer o mando de campo e derrotou o Junior por 2 a 1, no estádio Atanasio Girardot, em Medellín. O uruguaio Joaquín Varela abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo, de peixinho, aproveitando escanteio cobrado por Edwin Cetré. Aos 28 poderia ter vindo o empate, quando o veterano Carlos Bacca acertou a trave. Aos 36, Daniel Torres chegou a ampliar, mas havia levado a bola com a mão.
Na segunda etapa, aos 11 minutos, Edwin Cetré tabelou com Daniel Torres, bateu de canhota, de fora da área, rasteiro, e contou com um desvio em Jermein Peña no meio do caminho para vencer o goleiro Santiago Mele e colocar o DIM com a mão na taça. No entanto, aos 44, Vladímir Hernández (ex-Santos), que havia começado no banco, recebeu ótimo passe de Deiber Caicedo e acertou um lindo chute para levar a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades máximas, Bacca converteu e Torres perdeu. Herrera, Ricaurte, Rodríguez, Pons, Fuentes e Chaverra acertaram. Coube a Berrío marcar o gol do décimo título do Junior, encerrando um jejum de quatro anos.