Histórico! Brest vai à Uefa Champions League

Foto: Brest
Ao vencer fora de casa, Brest garantiu o terceiro lugar e conquistou vaga inédita na principal competição continental
Neste domingo (19), pela 34ª e última rodada da “Ligue 1” 2023/2024, nome oficial do Campeonato Francês, o Brest meteu 3 a 0 no Toulouse, em pleno Stadium de Toulouse. Os três gols saíram no segundo tempo. Camara, aos três minutos, abriu o placar, ampliado por Amavi, aos nove. Lala, aos 45, decretou a goleada dos visitantes.
Assim, o Brest chegou aos 61 pontos e garantiu sua classificação direta para a próxima Liga dos Campeões, fazendo companhia ao campeão PSG (76 pontos ganhos) e ao vice-campeão Monaco (67).
Pior para o Lille, que empatou em casa contra o Nice (2 x 2), com um gol sofrido no último minuto, e acabou em quarto lugar, com 59 pontos somados. Agora terá que disputar a fase preliminar da Liga dos Campeões.
Quinto, com 55, o Nice terá na Europa League a companhia do Lyon, sexto, com 53, ao vencer o Strasbourg, em casa, por 2 a 1, com o salvador gol de pênalti de Lacazette, já aos 51 minutos do segundo tempo. O feito do OL é louvável, já que em dezembro era o último colocado. O Lens (7º, com 51) ficou no 2 a 2 em seus domínios contra o Montpellier, e participará da Uefa Conference League.
Muita emoção na luta contra o rebaixamento
Na parte de baixo da classificação caíram para a “Ligue 2” os dois últimos colocados: Lorient (29) e Clermont (25). O Lorient (17º) recebeu o Clermont em casa, precisando golear e também de uma derrota do Metz (16º). Os bretões golearam por 5 a 0 e em Metz, o já campeão PSG venceu por 2 a 0, sem Kylian Mbappé, artilheiro do campeonato.
Assim, as duas equipes estavam empatadas em pontos e com o mesmo saldo de gols de -23. Até o confronto direto estava igualado, com uma vitória para cada lado. Contudo, nos dois confrontos entre as duas equipes, o Metz conseguiu marcar três gols fora de casa (um a mais que o adversário), critério que condenou o Lorient ao rebaixamento direto e que deixa o Metz na posição de repescagem contra o terceiro colocado da segunda divisão: Saint-Étienne, Rodez ou Paris FC.