Há 11 anos fora da elite, Zaragoza tem calendário a favor
Enfrentando seu maior jejum, pela primeira vez o Zaragoza jogará em casa nas duas primeiras rodadas da Segunda Divisão do futebol espanhol
Com o calendário da ”LALIGA HYPERMOTION”, novo nome oficial da Segunda Divisão espanhola, temporada 2022/2024, os 22 clubes já conhecem seus adversários, rodada a rodada, com destaque para o Real Zaragoza.
O clube que mais temporadas jogou a Segunda Divisão é o Real Murcia, com 53 participações, além de ser também o que mais vezes foi campeão: oito vezes. Dos que estão na disputa em 2023/2024, ninguém participou mais que o Tenerife, que vai para a sua 45ª. Dos 22 que estão na disputa, somente o Sporting de Gijón jamais esteve na terceirona do país.
Há duas temporadas, Alcorcón e Lugo eram os clubes que mais anos consecutivos disputavam a Segunda Divisão. No entanto, os madrilenhos caíram (voltaram faz duas semanas) e na última edição foi a vez dos galegos caírem para a “Primera RFEF”. Assim sendo, os veteranos agora são Real Zaragoza e Tenerife, que somam 11 campeonato seguidos, ou seja, desde 2013/2014.
Curiosamente naquela temporada, os maños vinham da elite e os tinerfeños chgavam da então “Segunda B”. Neste período, ambos estiveram perto da Primeira Divisão: os zaragocistas, em 2015, ficaram a sete minutos da glória. Já os insulares perderam o playoff final para o Girona, dois anos atrás.
Para retornar à primeirona e pôr fim ao seu maior jejum na história, o Real Zaragoza tem uma grande oportunidade de começar bem demais: fará seus dois primeiros jogos no estádio La Romareda, contra Villarreal B e Valladolid, respectivamente. Além disso, nas dez primeiras rodadas, enfrentará três dos quatro promovidos. Inclusive, faz tempo que o clube não consegue uma boa colocação ao final do turno. Os duelos regionais contra o Huesca será nas rodadas 16 (em casa) e 36 (em El Alcoraz).
Como tem acontecido recentemente, após 42 rodadas (turno e returno, porém sem tabela espelhada), os dois primeiros colocados garantirão o acesso direto à elite e o quatro últimos serão rebaixados. Além disso, do terceiro ao sexto disputarão dois playoffs para definição do último promovido.
A Segunda Divisão 2023/2024 terá uma marca histórica quebrada: a ausência de equipes andaluzes na categoria de prata, já que desde a temporada 1928/1929, ou seja, a primeira na história da segundona espanhola, sempre houve ao menos um clube da Andaluzia. Portanto, a temporada será inédita.
Foto: Site oficial do RZ