Guia do Campeonato Brasileiro 2017 – Botafogo

Confira um pouco sobre a história do Botafogo no Campeonato Brasileiro e como a equipe virá para a competição em 2017

O Glorioso inicia a disputa a edição 2017 do Brasileirão com a cabeça voltada para outra competição: a Libertadores da América. Após arrancada no último campeonato, em que o time liderado por Jair Ventura saiu da zona de rebaixamento e se classificou para a Pré-Libertadores, o Botafogo está focado em conquistar um título que ainda não faz parte da história do clube.

Em 2016, o clube começou o campeonato sendo comandado por Ricardo Gomes. Devido aos resultados ruins, Jair Ventura, filho do craque Jairzinho, assumiu o time, sob desconfiança e rebaixamento decretado por muitos jornalistas. No entanto, após a chegada de importantes jogadores, a inteligência do treinador e uma casa “emprestada” (vale lembrar que o estádio Nilton Santos estava sob o comando da Prefeitura para os Jogos Olímpicos) que se tornou um caldeirão, o Botafogo chegou à quinta posição na tabela, surpreendendo a todos e calando os críticos.

Destaques

Entre os destaques da equipe, podemos destacar o atacante Sassá. Uma das maiores promessas do clube, o jogador tem acumulado participações importantes nos jogos da Libertadores e do Carioca, com assistências, gols e “sassarradas”, sua comemoração após a bola estufar a rede. O jovem desperta o interesse do CSKA, clube russo, porém, o Botafogo deve agilizar a renovação nos próximos dias.

Outro destaque é o goleiro Gatito Fernández, que chegou ao clube para ocupar o lugar do então titular Sidão. Após demonstrar insegurança em algumas partidas, o jogador caiu nas graças da torcida após defender três pênaltis em partida válida pela Pré-Libertadores. Mesmo com a volta do goleiro Jefferson, ídolo alvinegro, é possível que Jair não pense em tirar a titularidade de Gatito.

Comandante

Talvez o maior destaque de todos seja o treinador Jair Ventura. Após driblar toda a insegurança vinda da imprensa e da torcida, o técnico obteve êxito em sua primeira experiência com um time profissional, ao levar a equipe do inferno ao céu. No caso, para a Libertadores. Seu grande desafio em 2017 será conseguir equilíbrio entre três competições: o Brasileirão, a Copa do Brasil e a almejada Libertadores.

Chegadas:

Guilherme (A, Grêmio), Gatito Fernández (G, Figueirense), Montillo (M, Shandong Luneng – China ),João Paulo (V, Santa Cruz), Igor Rabello (Z, Náutico – retorno de empréstimo), Roger (A, Ponte Preta), Fernando Constanza (LAD, base), Wenderson (M, base) e Igor Cássio (A, base).

Saídas:
Alemão (LAD, Internacional), Neílton (A, São Paulo), Sidão (G, São Paulo), Anderson Aquino (A, Figueirense), Luis Henrique (A, Atlético Paranaense) e Diogo Barbosa (LAE, Cruzeiro).

Melhor colocação: Campeão (1968 e 1995)

Última edição: Quinto lugar

Time Base (4-4-2): Gatito Fernández, Emerson Santos (Fernandes), Joel Carli, Emerson Silva e Víctor Luís; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso (Guilherme), João Paulo (Montillo) e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger (Sassá).

Craque do time: Montillo

Expectativa: Título

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Leandro Paredes
Leandro Paredes está de volta ao Boca Juniors
Copa do Mundo de Clubes
Copa do Mundo de Clubes ou Mundial de Clubes?
Copa do Mundo de Clubes
GUIA E+ DA COPA DO MUNDO DE CLUBES DA FIFA
Copa do Mundo de Clubes
Calendário da Copa do Mundo de Clubes 2025: datas, horários e confrontos
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei