Espanha é campeã da Uefa Nations League
Unai Simón aparece bem nos pênaltis e dá título inédito à Espanha
A Espanha venceu a Croácia, nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, na final da Uefa Nations League, realizada no estádio De Kuip, na cidade de Roterdã, na Holanda.
A seleção croata, comandada pelo técnico Zlatiko Dalic tinha um elenco mais experiente que os espanhóis, além de ter se saído melhor na última Copa do Mundo. A decisão do título foi equilibrada, com alternância do controle, mas sem tantas finalizações claras.
O início foi de muito estudo, com a melhor chance pertencendo à Espanha. Aos oito minutos do primeiro tempo, Fabián Ruiz cruzou e o goleiro Livakovic desviou contra a própria meta, mas a trave salvou um frangaço. O empate por 0 a 0 levou o duelo para a prorrogação.
No tempo extra, os balcânicos pareceram sentir o desgaste da segunda prorrogação consecutiva e se baseavam no seu incrível retrospecto de 100% de aproveitamento nas penalidades máximas. Apesar de muita cautela dos dois lados, os espanhóis tinham mais posse de bola e tentavam garantir a vitória com bola rolando. Sem sucesso. O campeão sairia nos pênaltis.
Vindo de três derrotas consecutivas nas penalidades máximas e ganhar um troféu desde a Euro de 2012, a Espanha ficou na frente na quarta cobrança, quando Unai Simón defendeu com a perna o chute de Majer. Depois, quando Laporte acertou o travessão, ficou tudo igual em 4 a 4. Nas alternadas, Bruno Petkovic parou em Unai Simón, que foi buscar o seu chute, numa grande defesa. Coube a Dani Carvajal, de cavadinha, definir o marcador: 5 x 4. Assim, o técnico Luis de la Fuente ganha calma para conduzir seu trabalho recém iniciado.
Foto: Divulgação/Uefa