Equador tem estreia tranquila na Copa
Seleção equatoriana vence o Catar na partida de abertura da Copa de 2022
Cercada de muita expectativa, enfim a bola rolou para a Copa do Mundo de 2022, que se iniciou no Catar, com o jogo entre a seleção da casa e o Equador.
E duas marcas históricas já foram quebradas: depois de 21 edições, pela primeira vez o país-sede foi derrotado na estreia, e também de forma inédita o primeiro gol foi marcado em cobrança de pênalti.
Equador começou com tudo e conseguiu seus dois gols já no primeiro tempo
O Equador precisou de apenas meia hora para conquistar seu primeiro triunfo neste Mundial. Logo aos três minutos, o goleiro Al Sheeb saiu mal do gol e Torres deu uma meia-bicicleta para o meio da área onde Enner Valencia cabeceou de dentro da pequena área para o fundo das redes. Minutos depois, o gol foi anulado pelo VAR, por impedimento milimétrico no início da jogada.
Aos 16 não teve jeito e o atacante de 33 anos, que defende o Fenerbahce, da Turquia, abriu o placar cobrando pênalti que ele mesmo sofreu, deslocando o goleiro com muita categoria.
Minutos depois, aos 30, Valencia recebeu cruzamento da direita de Torres e acertou uma cabeçada perfeita, para o chão, no cantinho, para definir o marcador.
Enner Valencia chega a cinco gols em Copas
Com o Equador satisfeito, no segundo tempo, o time comandado pelo argentino Gustavo Alfaro se poupou, enquanto o Catar seguiu demonstrando toda sua fragilidade e terminou o jogo sem dar um chute certo no alvo.
“Com certeza o mérito é dos jogadores que tiveram muita garra, procuraram o jogo até o final. Tivemos um gol anulado no início, mas continuamos com tudo. O time ganhou com clareza e contundência. Sim, hoje foi uma final, o jogo mais importante da Copa, precisávamos derrubar esses mitos históricos. Com essa seleção estamos além de qualquer disputa nesse sentido. É só a primeira vitória, agora precisamos confirmar a nossa grandeza”, disse Gustavo Alfaro, após o apito final.
Com os dois gols marcados, Enner Valencia, maior artilheiro da história da seleção equatoriana, chegou a cinco bolas na rede em Mundiais. Mais um gol e ele alcança Neymar e Messi, que têm seis no momento. Ele já havia feito os três gols do Equador na Copa de 2014, última presença dos sul-americanos.
Veja a ficha técnica e a situação do Grupo A da Copa
Ficha técnica – Catar 0 x 2 Equador
Local: estádio Al Bayt.
Árbitro: Daniele Orsafo (Itália).
Assistentes: Ciro Carbone e Alessandro Giallatini, ambos da Itália.
Gols: Enner Valencia, aos 16’ (pênalti) e 30’ do 1º tempo.
Cartões amarelos: Saad, Almoez, Karim, Afif, Caicedo e Mendez.
CATAR: Al-Sheeb; Al-Rawi, Khoukhi e Hassan; Pedro Miguel, Boudiaf, Hatem e Ahmed; Al-Heydos (Waad), Afif e Ali (Muntari). Técnico: Félix Sánchez.
EQUADOR: Galíndez; Preciado, Torres, Hincapié e Espiniñán; Plata, Méndez, Caicedo (Alan Franco) e Ibarra (Sarmiento); Enner Valencia (Cifuentes) e Estrada (Rodríguez). Técnico: Gustavo Alfaro.
Com o triunfo, o Equador entra para a história como o primeiro selecionado a vencer um anfitrião na partida de abertura de uma Copa do Mundo e lidera o Grupo A, com três pontos ganhos.
Nesta segunda-feira (21), o Senegal encara a Holanda, no Estádio Al-Thumama. Na próxima rodada, sexta-feira (25), o Catar pega o Senegal, também no Estádio Al-Thumama, enquanto o Equador enfrenta a Holanda, no Estádio Internacional Khalifa.
Foto: Site oficial da FIFA