Notícias

Matérias Especiais

E+ Especial – O futebol nos 20 anos da RedeTV! – Parte 5

futebol nos

TÍTULO DA EUROPA LEAGUE  FOI O PRIMEIRO DOS VÁRIOS DE SIMEONE COM O ATLÉTICO

Na última parte do nostálgico especial sobre o futebol nos 20 anos da RedeTV, vamos relembrar como foi a campanha do Atlético de Madrid na UEFA Europa League de 2011/2012. Foi a última temporada em que a emissora sediada em Osasco transmitiu uma competição europeia. A conquista representou o início de um período vitorioso para o clube comandado por Diego Pablo Simeone, que só aumentou o status de ídolo perante a apaixonada torcida colchonera.

5. O primeiro título do Atlético de Madrid na Era Simeone

A temporada 2011/2012 foi de reconstrução para o Atlético de Madrid. O clube teve que se virar de alguma forma para suprir as saídas de referências como De Gea, Agüero e Forlán. E as decisões foram as melhores possíveis para lidar com a perda dos três principais nomes da equipe. No meio, chegaram reforços como Tiago, Diego e Arda Turan. Já para o ataque, a chegada do goleador colombiano Radamel Falcão García, que havia sido campeão pelo Porto da edição anterior da UEFA Europa League, se mostrou de extrema importância para a grande reviravolta pela qual a equipe passou na temporada.

A CRUCIAL MUDANÇA DE TREINADOR

Durante toda a primeira metade da temporada, o treinador foi o experiente Gregorio Manzano. Apesar da classificação com sobras na fase de grupos da Liga Europa, os resultados bastante insatisfatórios no Campeonato Espanhol e a precoce eliminação na Copa do Rei para o Albacete tornaram sua permanência insustentável. Quando Manzano deixou o comando do Atleti, a equipe ocupava apenas a 10ª posição da tabela, muito longe das metas traçadas inicialmente.

A solução encontrada pelo Atlético foi ir atrás de um nome que certamente teria o apoio da torcida, tamanha a identificação que criou com o clube nas décadas anteriores. É certo que Simeone já tinha um currículo de respeito como treinador, tendo conquistado títulos argentinos com duas camisas de peso: Estudiantes e River Plate. Porém ainda não tinha obtido sucesso no futebol europeu. Surgia ali a sua primeira grande chance de mostrar todo o seu potencial.

SIMEONE CHEGA PARA FICAR

Resultado de imagem para simeone europa league 2012
Simeone com a taça da segunda competição de futebol mais importante da Europa. Foto: UEFA

Não deu outra. Simeone colocou ordem na casa e foi um dos principais responsáveis pela mudança de patamar do Atlético. A solidez defensiva, o poder matador da sua linha de frente e a entrega de todo o elenco por um sistema que prezava mais o físico tornaram-se marcas de uma equipe unida dentro de campo. Evidente que se não houvesse jogadores com capacidade de executar aquele plano de jogo, nada daquilo seria possível.

No mata-mata da Europa League a equipe de Cholo Simeone passou com autoridade por todos os adversários, vencendo todos os confrontos (em ida e volta) que antecederam a final. Lazio, Besiktas, Hannover e Valencia não foram páreos para um Atlético em contínua evolução.

A final do dia 9 de maio de 2012 entre Atlético de Madrid e Athletic Bilbao contou com a transmissão exclusiva da RedeTV para a televisão aberta. Foi um verdadeiro show dos rojiblancos de Madrid. Vitória incontestável por 3 a 0 do Atlético com um gol anotado pelo brasileiro Diego e os outros dois por Falcão García. O desfecho foi um verdadeiro espelho do que foi a competição para os colchoneros. Passeio do início ao fim. Prêmio maior para o fantástico trabalho de Simeone, que demorou apenas seis meses para ganhar realizar seu primeiro grande feito como treinador no futebol espanhol. Em campo, Falcão García se consagrava como um dos pilares do elenco vitorioso, e merecidamente foi escolhido como o melhor jogador da competição pela UEFA.

O final da temporada foi quase perfeito. No Campeonato Espanhol a equipe conseguiu uma incrível reação terminando na 5ª colocação, mas que não foi suficiente para garantir a vaga na Liga dos Campeões da temporada seguinte. Nada que tirasse os aplausos do brilhante trabalho desempenhado por Simeone, que colecionaria ainda mais êxitos com o passar dos anos.

Resultado de imagem para falcão garcía vs athletic bilbao
Falcão García brilhou na final contra o tradicional Athletic Bilbao. Foto: UEFA
Resultado de imagem para simeone e godín atlético de madrid 2012
Em pé: Courtois, Filipe Luís, Mario Suárez, Gabi, Miranda e Godín. Agachados: Falcão García, Arda Turan, Juanfran, Diego e Adrian

 

 A equipe do Esportes Mais agradece a todos que acompanharam as cinco partes do especial que relembrou os principais momentos do futebol nos 20 anos da RedeTV. Continuem ligados porque ainda vem muita coisa boa por aí! 😉

Esportes Mais

Esportes Mais no Facebook

Deixe uma resposta