Notícias

Matérias Especiais

E+ Especial – O futebol nos 20 anos da RedeTV! – Parte 3

RedeTV

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O ano de 2008 foi fundamental para a história do Corinthians. O rebaixamento foi essencial para mudanças

Na continuação do nosso especial sobre as transmissões futebolísticas nos 20 anos da RedeTV!, chegamos no ano de 2008. O Corinthians teve que disputar a Série B pela primeira vez em sua história, e como sempre, contou com o apoio de sua apaixonada fiel torcida para retornar aos momentos de glória. Praticamente todos os jogos que ocorriam aos sábados às 16h tiveram transmissão ao vivo, já os que eram realizados na terça ou na sexta tinham compactos exibidos em horários alternativos pelo canal.

3. A campanha do Corinthians na Série B de 2008

  Após o terrível ano de 2007, o Timão precisava de uma reformulação total em todo o seu corpo administrativo e também de novas peças no elenco. Andrés Sánchez assumiu a presidência do clube e primeiramente nele estavam depositadas as esperanças de transformação na problemática gestão do alvinegro. Os primeiros meses foram de incertezas, a começar pela primeira competição disputada. A participação do Corinthians no Paulistão de 2008 foi longe de ser empolgante. O time ficou fora da fase final da competição, amargando o insosso 5º lugar, sendo surpreendida por equipes como Guaratinguetá e Ponte Preta.

  Algumas importantes contratações foram feitas na equipe antes e durante a segundona com o aval do treinador Mano Menezes, que já havia vivido uma situação parecida no comando do Grêmio alguns anos antes. Os meio-campistas Elias e Douglas, dois jogadores que se destacaram no estadual, foram integrados ao elenco. Jogadores como o zagueiro Carlão e o atacante Finazzi foram pouco aproveitados e perderam espaço no time. O fato é que de início poucos imaginavam que boa parte daqueles jogadores formariam a base vitoriosa da temporada seguinte.

  O adversário do Corinthians na Série B daquele ano foi o CRB. No sábado de 10 de maio de 2008, a RedeTV! transmitiu na voz de Luiz Alfredo a apertada vitória do Timão sobre a equipe alagoana por 3×2 no Pacaembu. Com o passar do tempo, o time de Mano Menezes foi ganhando consistência e identidade, construindo uma longa invencibilidade na competição, que só veio a ser quebrada na 13ª rodada quando o alvinegro foi derrotado pelo Bahia no Pituaçu. É fato que o Corinthians se impôs como time grande do início ao fim, e certamente, com o nível de futebol apresentado, brigaria na parte de cima da tabela na Série A. Também se destaca a campanha que o clube teve na Copa do Brasil de 2008, mesmo com o amargo vice-campeonato diante do Sport Recife.

  No fim das contas, foram 25 vitórias, 10 empates e apenas 3 derrotas. Simplesmente a melhor campanha da história da Série B nos pontos corridos. A diferença para o segundo colocado foi de 17 pontos e o título foi matematicamente garantido na 34ª rodada, após uma vitória contra o Criciúma em Santa Catarina por 2×0.

Imagem relacionada
Em pé: André Santos, Chicão, William, Bruno Octávio, Fabinho e Felipe                        Agachados: Douglas, Herrera, Dentinho, Wellington Saci e Lulinha

  A dupla Herrera e Dentinho totalizou 28 gols no torneio, o sólido sistema defensivo foi o menos vazado e o meio-campo foi composto por jogadores que se consagrariam no ano seguinte. Mal sabia o torcedor corinthiano que aquele era apenas o início do período mais vitorioso da história do clube. O ano de 2008 também acabou marcante por algumas músicas se eternizaram, como a do “Bando de Loucos” e a versão adaptada da música “O Portão” de Roberto Carlos para representar o retorno do Corinthians para a divisão de elite do futebol nacional.

Resultado de imagem para herrera corinthians
Germán Herrera, um dos grandes nomes da Série B daquele ano. Foto: ESPN

 

Esportes Mais no Facebook

Esportes Mais

Fernando Pimentel (8 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta