Notícias

Futebol Brasileiro

Dener: relembre a história do jogador revelado pela Lusa que encantou o Brasil

Dener

Com muito potencial, Dener era tratado como uma das principais promessas do futebol brasileiro, até ter a sua carreira interrompida por um acidente

Dener Augusto de Sousa nasceu no dia 2 de abril de 1971 em São Paulo, capital. Com um futebol envolvente e ousado, o jogador era uma das maiores promessas do futebol brasileiro, até que teve a sua carreira interrompida por um trágico acidente. Relembre essa história!

Dener, o jovem de futebol alegre que teve um triste e prematuro fim

A vida de Dener teve um início duro. Ele cresceu na Zona Norte de São Paulo e desde os oitos anos teve que trabalhar com os seus irmãos, já que perderam o pai muito cedo. O garoto estudava pela manhã, jogava futebol de salão quando podia e trabalhava a noite.

No futebol, o menino atuava pela Vila Mariana e pelo Colégio Bilac quando era moleque, onde inclusive foi campeão em muitas competições.

O início da carreira de Dener foi marcado por uma passagem bem curta pelo São Paulo, o seu time do coração, a vontade de desistir, até que de fato conseguiu a profissionalização na Portuguesa. Temos que ressaltar que os tempos eram outras, e não como é atualmente com o grande número de atletas que se profissionalizam.

A estreia de Dener como profissional foi no dia 14 de outubro de 1989, contra o Grêmio, em duelo que a Lusa perdeu por 2 a 1. Um fato que marcou essa partida foi a situação do lateral Tricolor, Alfinete, que foi até Dener no final do jogo para trocar camisa, mas o mesmo disse que não poderia pois teria que pagar “500 paus” em outra, por ser juvenil na equipe.

Dentro de campo, o jogador começou a chamar a atenção pelo seu estilo rápido e completamente habilidoso, inclusive sendo convocado para a Seleção Brasileira sub-23, em 1992.

Mas um ano antes disso, em 1991, Dener fez o gol mais bonito do Estádio Canindé, da Portuguesa. O duelo era diante da Inter de Limeira, o jogador dominou a bola antes da linha do meio de campo, passou por três jogadores em alta velocidade e só tirou do goleiro.

Em 1993, Dener acabou sendo emprestado por três meses ao Grêmio, onde conseguiu conquistar o seu primeiro título profissional, o Campeonato Gaúcho daquele ano.

No mesmo ano, o atleta voltou para a Portuguesa para disputar o Campeonato Brasileiro, e foi onde Dener teve grande destaque, levando a Lusa até o nono lugar. Ao todo, foram 141 jogos pela equipe paulista (contando as duas passagens) e 24 gols.

Em 1994, o Vasco da Gama se interessou pelo jogador e conseguiu o seu empréstimo. Com ótimas atuações, Dener levou mais um título, o de campeão da Taça Guanabara. O bom desempenho fez até o jogador ganhar uma música da torcida, na qual dizia que ele era uma mistura de Garrincha com Pelé.

Resultado de imagem para Dener vasco
Foto: Lance

Com 17 jogos pelo Vasco, 5 gols e jogadas de efeito, Dener se destacava cada vez mais, e era visto como o futuro para a Seleção Brasileira. Mas, um triste episódio interrompeu toda uma carreira que o jovem tinha pela frente.

No dia 19 de abril de 1994, apenas dois dias após entrar em campo contra o Fluminense, Dener sofreu um grave acidente retornando de São Paulo, onde tinha se reunido com dirigentes da Portuguesa e do Stuttgart, da Alemanha. O jogador não resistiu.

Deixe uma resposta