Defensor Sporting: 109 anos

 Defensor Sporting: 109 anos

15 de março marca o aniversário da instituição que mudou a história do futebol uruguaio

“Defensor cambió la história”. Qualquer uruguaio apaixonado por futebol, sabe o significado desta frase. O ano era 1976. Desde 1932, ano do início da era do futebol profissional do país, Peñarol (23 vezes) e Nacional (20 vezes) haviam dividido os títulos uruguaios. Mas o Defensor faria algo incrível. Além de quebrar a invencibilidade dos grandes e vencer o principal título do país, o time daquele ano ficou marcado por protestar contra a ditadura que assombrava o Uruguai. Mas o campeão de 1976 foi o Club Altético Defensor, mesmo nome do clube fundado em 1913. El Violeta passou a se chamar Defensor Sporting Club em 1989, depois da fusão com o Sporting Club Uruguay. E se o ano 76 mostra o tamanho da grandeza do Defensor, os anos posteriores reafirmaram a posição do clube como o terceiro maior da história do futebol uruguaio. Foram mais três títulos (1987, 1991 e 2007-08), que colocaram o clube como terceiro maior campeão da história do Campeonato Uruguaio ao lado do rival Danubio. Mas, para este autor que vos escreve a diferença de grandeza entre os dois clubes consiste em: 

–  O Defensor é o terceiro clube do Uruguai com mais participações (16) em edições da Copa Libertadores.. Só perde em participações para Peñarol (48) e Nacional (49). Para ter uma ideia da vantagem do Defensor, o quarto clube que mais participou de edições na Libertadores no país é o Montevidéu Wanderers (9). 

– Terceiro clube do país com mais participações (24) em torneios da Conmebol. O rival Danubio é o quarto no quesito (22). 

– Terceiro clube do Uruguai com mais títulos dos torneios Apertura (4) e Clausura (4), que começaram a ser disputados em 1994. 

– Se tanto o Danubio (1989) quanto Defensor (2014) chegaram uma vez cada às semifinais da Libertadores, el Tuerto se orgulha de ter vencido e eliminado o poderoso Boca Juniors em La Bombonera, na Libertadores de 2009. 

Quando o assunto é torcida, não há informações consistentes sobre qual é a terceira maior. 

Contra fatos, não há argumentos. Grandeza não se discute. O Defensor é o vigente terceiro grande clube do futebol uruguaio. Parabéns, Violeta!

Samuel Bonicontro

Related post

Leave a Reply