Daniel Alves diz que Tite é mais inteligente que antecessores
Para o experiente lateral, o modelo tático de Tite é parecido com outro grande treinador
Em entrevista exclusiva para o jornalista Tino Marcos, do Globo Esporte, o lateral-direito da Juventus-ITA e da Seleção Brasileira, Daniel Alves, contou sobre as características do técnico Tite que, na sua visão, vem elevando o comandante á ótimo crescimento profissional. Dani ainda ressaltou que ele (Tite) é mais inteligente que os antecessores.
“As pessoas, elas, elas falam: “Ah, o Tite é um paizão”. Eu não acredito que o Tite é um paizão, porque o Tite é um paizão dos filhos dele. Ele não é meu pai. Eu não posso comparar meu pai com o Tite, com todo meu respeito que eu tenho pelo Tite. Por todo meu respeito que eu tenho por qualquer outra pessoa, eu nunca vou falar: “Pô, esse cara é um pai, um paizão”. Não! Ele é profissional, inteligente, respeitoso. Se você tem toda essa junção dessas coisas, você vai conseguir ter êxito. Acredito que esse é o diferencial do Tite pra todos os demais. Ele é uma pessoa muito inteligente, não que os outros não sejam, mas ele é mais que os outros. Ele é muito bem preparado, que é o que eu falo da oportunidade com a preparação. Não é sorte o que o Tite consegue hoje. É porque ele se preparou para a oportunidade” contou.
“O lateral, que completou 100 jogos com a camisa amarela na vitória sobre o Peru, completou afirmando que o técnico da Seleção se preparou para assumir a seleção e que investiu na união do elenco. Volto a insistir na mesma coisa que eu estava falando: De repente o Tite poderia ter merecido estar antes, hum hum [faz som de negativo] Não. O Tite veio na hora certa e no momento certo, pra ele poder se preparar e aproveitar a oportunidade dele. De fazer um trabalho que ele sabe fazer, que é a união de um grupo. De fazer uma grande gestão porque eu sempre falo: não existe grandes treinadores, sem melhores gestões. Você tem que gerir as pessoas, você tem que gerir mundos. Isso é difícil. Se você consegue fazer isso, você vai ter resultados. Se você for pensar que tudo vai fazer futebol, que tudo vai ser o que eu fizer no futebol, não vai obter os resultados requeridos” afirmou.
Por fim, Daniel Alves analisou a semelhança entre ele e Pep Guardiola.
“Com Guardiola, porque ele é um grande gestor. O Tite é um grande gestor, para mim o Tite é mais um grande gestor do que um sensacional treinador. Esse é o que difere ele dos outros, porque sensacionais treinadores tem bastante, sensacionais gestores (balança a cabeça), tenho dúvidas. E isso tem um peso grande, porque eu volto a insistir: você trabalha com mundos diferentes. Eu penso de uma maneira, o Ney pensa de outra, o Thiago pensa de outra, o Gil ou qualquer outro jogador pensa de outra maneira. É esse mundo você tem que gerir. Por quê? Porque estamos ali pra pegar mundos diferentes e harmonizar. Exatamente! Isso ele faz à perfeição. E eu acredito que essa é a diferença dele com os outros, porque os outros são grandes treinadores, mas, no meu modo de pensar, o Tite é um melhor gestor, não melhor treinador.