Curso promovido pelo Sindicato dos Atletas de SP faz sucesso

Com número recorde de inscritos, a entidade recebeu participantes de todo Brasil e alguns do exterior

O Sindicato de Atletas de SP apresentou sua segunda edição do curso de Monitor Esportivo. Neste ano, o conteúdo foi de forma online, devido à pandemia da Covid-19, e recebeu cerca de 100 inscritos, com participantes de todo Brasil e até de outros países.

O primeiro módulo teve início no dia 23 de novembro e foi encerrado em 27 do mesmo mês. Já o segundo foi realizado entre os dias 7 e 11 de dezembro. O curso contou com carga horária total de 28 horas/aulas, além de conteúdos extras no módulo II.

O curso teve abertura do presidente do sindicato, Rinaldo Martorelli, que falou aos participantes sobre a importância de se qualificar. Os módulos I e II contemplaram assuntos de aspectos sociais e metodológicos, com ensinamentos sobre direito, carreira, assédio sexual, formação de treinador, categorias de base, análise de desempenho no futebol, categoria de base e o jogo do futebol feminino, além de outros assuntos pertinentes à categoria.

Ao final de cada módulo, os participantes responderam questões sobre o conteúdo apresentado. O certificado foi disponibilizado para quem teve frequência mínima de 75% de participação.

O ex-jogador Renatinho, que defendeu as cores do Bragantino, entre outros clubes, parabenizou a instituição pela segunda edição do curso. Segundo ele, o evento foi primordial para os profissionais que ainda estão jogando profissionalmente, bem como, para ex-atletas que já se aposentaram dos gramados, mas desejam continuar no esporte.

“Foi uma semana riquíssima e com profissionais acima da média, que agregaram mais conhecimento à minha carreira profissional. Estou muito feliz com essa oportunidade. Para quem é atleta e ainda não tem uma visão do que fazer, vai lá e procura o pessoal do sindicato. A entidade possui uma equipe altamente qualificada para atender a todos. Se você ainda não conhece a instituição, procure o time do sindicato e faça parte desta equipe maravilhosa”, disse o ex-atleta.

“O sindicato nos ajuda com a capacitação durante e após a carreira. E, mesmo estando fora do país, é possível realizar os cursos nas plataformas digitais”, disse Romeu Romão, ex- Ponte Preta e Botafogo.

Jackson Lima que já atuou pelo Rio Preto no Brasil, Hibernians e Marsa, dentre outros, em Malta, parabeniza o sindicato e todos os professores pelo conteúdo apresentado: “Para mim, que estou fora do país há 11 anos, o curso foi de extrema importância depois da minha carreira”.

“O curso veio em boa hora. Há algum tempo, eu esperava realizar e, agora, tive a oportunidade”, finaliza o ex atleta, Eduardo Gama.

O professor Agnald Vignati afirmou que foi uma honra contribuir novamente com o curso: “É sempre importante dividir conhecimento. É uma troca de experiências que temos com os atletas. O sindicato está de parabéns por proporcionar à categoria respostas a questões dentro e fora das quatro linhas”, finalizou Vignati, que possui experiência em comando de equipes de futebol/futsal – tanto na área técnica como em gestão.

O sindicato de atletas tem como premissa defender os interesses da categoria e, acima de tudo, promover uma educação direcionada a todos os âmbitos – seja na vida profissional quanto pessoal.

Confira os profissionais e os conteúdo apresentados em cada módulo:

Módulo I

– A Garantia e Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente no Esporte- Silvana Trevisa (Assistente Social Pioneira no Futebol. Atuou no CA Juventus, SC Corinthians, Santos e Sindicato de Atletas de SP);
– O Assédio Sexual no Esporte Alexandre Montrimax (Ex -Atleta e Palestrante);
-Direito no Futebol de Formação -DR. Guilherme Tavares Martorelli (Mestre em Direito Despostivo pela Universidade de Lérida- Espanha);
– Direcionamento na Carreira de Treinador de Futebol – Prof. Emilio Miranda (Ex Coordenador Red Bull e diretor da Cepeusp);
-Processos Metodológicos e Pedagógicos – Prof Agnaldo Vignati (Lic A e B – CBF- Instrutor CBE e Fooco Br);
– Aspectos técnicos e táticos aplicados ao treinamento – Prof. Bebeto Stival (Ex Coordenador base do Santos FC, coordenador técnico da Fooco-BR e CBE);
– Futsal e Fut Society – Aspectos Técnicos e Táticos Aplicados ao treinamento da base – Prof. Marco Antônio “Batata” – (Técnico da Sel. Brasileira FUT7).

Módulo II

– Formação Específica do treinador/PROFESSOR – Prof. Jeferson J. do Valle (Diretor da JJVALLE);
– Formação Específica da Metodologia do Treinamento – Prof. Bebeto Stival (Ex Coordenador de Base do Santos FC);
– Dimensões da formação nas categorias de base – Conteúdos da Categoria Sub 8 a Sub 11 – Prof. Fernando Milaré (Licença B –CBE/ Auxiliar Técnico sub 20- E.C Água Santa);
– Conteúdos da Categoria sub 13 a Sub 15 – Prof. Orlando Ribeiro (Treinador SPFC – cat. sub 20);
– Análise de desempenho no futebol, trabalhando de forma integrada (Onde? Por quê Como?) Prof. Fernando Soares – Analista de Desempenho Profissional
O jogo Feminino de Futebol– Prof. Débora Ventura (Licença Pro CBF/ Treinadora do Centro Olímpico);
O Goleiro – Prof. Júlio Cesar Bonfim (Treinador de Goleiros Expressão Paulista, Treinador de Goleiros por 10 anos nas Cats. de Base do SCCP).

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Beatriz Haddad Maia em Roland Garros
Saiba quem João Fonseca e Beatriz Haddad Maia enfrentam em Roland Garros
Manoel Tobias
Manoel Tobias: um dos maiores jogadores da história do Futsal
Entrega das medalhas no Pan-Americano de 1987 - Foto: Assessoria CBB/Divulgação
Pan de 1987: A vitória que mudou a história do basquete
Rafael Nadal
Rafael Nadal: O único tenista a vencer todos os Grand Slams duas vezes e conquistar medalhas olímpicas
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei