Coquimbo bate Iquique, fora de casa, pela Copa Chile
Um duelo entre equipes da elite do país, jogo de ida abriu as quartas de final da Copa Chile de 2024
A edição 2024 da Copa Chile, o torneio mais antigo do país, teve o início de sua fase de quartas de final na noite desta quarta-feira (4). O Coquimbo Unido bateu o Deportes Iquique por 2 a 1, em pleno estádio Tierra de Campeones, na cidade de Iquique, que recebeu 7.010 torcedores.
Antes de a bola rolar no norte do país, ambos elencos se uniram para uma homenagem a Cristóbal Campos, goleiro da Universidad de Chile, que sofreu um violento acidente na última segunda-feira (2), o que provocou a amputação de um de seus pés. Graças à tecnologia, ele foi reimplantado, mas os médicos não asseguram ser possível que o jogador siga a sua carreira como futebolista.
Os visitantes saíram na frente com o gol do argentino Andrés Chávez, logo aos três minutos. O Iquique partiu em busca do empate, mas foram os “Piratas” que balançaram as redes, novamente com Andrés Chávez, aos 25, ainda antes do intervalo.
O também argentino Enzo Hoyos, aos 13 minutos do segundo tempo, descontou para a equipe local. Nos acréscimos, aos 48, ele foi expulso, por uma violenta entrada sobre Dylan Glaby.
Assim, o Coquimbo pode empatar na volta, marcada para domingo (8), para avançar à semifinal. Ao Iquique resta vencer por pelo menos um gol de diferença, fora de casa, para levar a definição para os pênaltis.
Copa Chile tem outros duelos das quartas definidos
A Copa Chile de 2024 tem outros dois duelos já estão definidos: Palestino x Universidad de Chile e Magallanes x Colo-Colo. O Deportivo Ñublense ainda aguarda o seu adversário.
O atual campeão é o Colo-Colo. O time albo, de virada, venceu justamente o Magallanes (vencedor em 2022), por 3 a 1, no estádio Tierra de Campeones, na cidade de Iquique, na final de 2023. O Cacique levou o troféu pela 14ª vez da Copa Chile, com uma campanha de seis vitórias e dois empates.