Notícias

Futebol Internacional

Copa do Mundo 2018: Panamá

Grupo G – Especial Copa do Mundo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Panamá fará a sua estreia em Copa do Mundo neste ano

O Panamá garantiu vaga pela primeira vez em uma Copa do Mundo após se classificar pelas eliminatórias da Concacaf.

Esta foi a décima primeira vez que a seleção Panamenha participa das eliminatórias para a Copa e essa foi a sua melhor participação, um terceiro lugar.

História na Copa

Em sua primeira participação em Copa do Mundo, a equipe caiu no grupo G, ao lado de Bélgica, Inglaterra e Tunísia.

Para fazer bonito no sua primeira competição, os panamenhos estão se preparando para fazerem uma bonita festa na Rússia junto com todos os fanáticos que viajarem até o local.

Apontado como a última força por ter a pior colocação no atual ranking da FIFA, o time do técnico Bolillo Gómez enfrentará dificuldades frente as fortes seleções da Bélgica e Inglaterra, mas o que importa é a felicidade do povo por poder participar de uma Copa do Mundo.

A estrela

(Foto: Reprodução / TV)

Quem chega até a Copa do Mundo com a fama de estrela da Seleção é o zagueiro Roman Torres. Ele foi o autor do gol que classificou o Panamá com vaga direta para a Copa do Mundo.

O jogador tem 32 anos e é o capitão da equipe. Atualmente ele atua no Seattle Sounders, dos Estados Unidos. O jogador já teve proposta para jogar na Premier League em 2011, mas a negociação não deu certo por questões financeiras, segundo o próprio relatou.

Roman Torres disse em entrevista a BBC Britânica em Março deste ano que o seu ídolo é Rio Ferdinand, zagueiro que atuou pela Inglaterra até mesmo em Copa do Mundo. A Seleção inglesa é adversária do Panamá no grupo G. As seleções só se enfrentam na segunda rodada.

Nessa entrevista o jogador revelou o quão importante foi o gol da classificação nas eliminatórias não só para ele, mas também para o Panamá.

“Aquele momento significou muito. Foi um ato histórico, algo que estará sempre na minha alma e no meu coração. Foi muito importante para o povo panamenho. Há um bom tempo, estávamos tentando chegar à Copa do Mundo. As pessoas na rua me param e querem uma foto comigo”, relatou o zagueiro Roman Torres.

O treinador

(Foto: Divulgação / FEPAFUT)

Hernán Darío Gómez, mais conhecido como Bolillo Gómez, é o primeiro técnico colombiano a participar de três Copas do Mundo. O treinador de 61 anos já classificou a Colômbia, em 1998, e o Equador, em 2002. Agora vai para a sua terceira Copa como treinador com o Panamá, em 2018.

Nas suas participações anteriores, ele terminou em terceiro lugar no grupo com a Colômbia, com apenas uma vitória, e em último no grupo com o Equador, também com uma vitória. A missão de Bolillo é passar pela primeira vez da fase de grupos.

Como se classificou?

O Panamá se classificou a Copa do Mundo com uma terceira colocação nas Eliminatórias da Concacaf, o que lhe garantiu uma vaga direta no Mundial. Em 16 jogos no torneio foram seis vitórias, cinco empates e cinco derrotas.

Na competição a partir da quarta fase, o Panamá fez dez pontos no grupo 2 em 18 disputados, ficou em segundo, atrás apenas da Costa Rica, e se classificou para o Hexagonal Final.

No Hexagonal final foram 10 jogos, 13 pontos conquistados e uma classificação histórica. O time perdia para a Costa Rica na última rodada por 1 a 0 no primeiro tempo. Mas no segundo tempo, aos 43 minutos, Roman Torres fez o gol da virada que garantiu o terceiro lugar panamenho e a classificação.

Curiosidades

A Seleção é composta por jogadores em sua maioria acima dos 24 anos. Mais da metade dos jogadores convocados no período das eliminatórias atuavam fora do Panamá.

Informações complementares

Capital: Cidade do Panamá

População: Aproximadamente 4,1 milhões de habitantes

Participações em Copa do Mundo: Nenhuma

Time base: Jaime Penedo Cano; Adolfo Machado, Fidel Escobar, Román Torres, Luis Ovalle; Gabriel Gómez, Aníbal Godoy, Alberto Quintero; Edgar Barcenas, Blas Peres e Gabriel Torres. Téc: Bolillo Gómez.

Ranking FIFA: 55º lugar

Esportes Mais

Facebook

 

Joao Pedro (178 Posts)

Estudante de Jornalismo na Instituição IBMR Barra, Rio de Janeiro.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta