Copa do Mundo 2018: Coreia do Sul
Querendo apagar a frustração de 2014, Coreia do Sul busca surpreender na Rússia
A Coreia do Sul vai para a Copa do Mundo sem muitas expectativas, com uma geração sem muitos craques e com uma certa dependência de Son Heung-Min. A equipe, juntamente com o Japão, recebeu a Copa do Mundo em 2002 e ainda colhe frutos do evento. Desde então, o país se apega a estatística de não ficar fora da competição desde que recebera em seu território.
A seleção sul-coreana ficou mais conhecida na década de 2000 por sua principal histórica estrela, Park Ji Sung. Além de ser a cara da seleção e considerado o maior sul-coreano da história, Sung jogou pelo Manchester United, o que foi de suma importância para a evolução do esporte no país.
Coreia do Sul nas Copas
Com apenas uma participação antes de 1982, a ideia da Coréia do Sul em Copas é algo relativamente novo. O país ficou parado por muito tempo após a Guerra das Coreias, que matou milhares de jovens na ocasião. Mas, de 1986 pra cá a seleção não ficou fora de nenhuma, se destacando principalmente na Copa de 2002, onde atingiu o terceiro lugar.
Participações:
- 1930 a 1950 – Não participou
- 1954 – Eliminado na primeira fase
- 1958 – Não participou
- 1962 – Não classificou
- 1966 – Não participou
- 1970 a 1982 – Não classificou
- 1986 – Eliminado na primeira fase
- 1990 – Eliminado na primeira fase
- 1994 – Eliminado na primeira fase
- 1998 – Eliminado na primeira fase
- 2002 – Terceiro lugar
- 2006 – Eliminado na primeira fase
- 2010 – Eliminado nas oitavas
- 2014 – Eliminado na primeira fase
- 2018 – Classificado para a Copa do Mundo
Na Copa de 2014 no Brasil, com apenas um ponto ganho, a Coreia foi a pior seleção do grupo H. O ponto, aliás, foi conquistado contra a atual anfitriã Rússia em um sonolento 1 a 1.
O craque
Son Heung-Min ou Son é a maior estrela da seleção sul-coreana. O meia-atacante disputa a Premier League com a camisa do Tottenham, que terminou a edição 2017-18 em terceiro lugar.
Ao lado do atacante Harry Kane, Son parece um tanto subestimado e até inútil. A verdade, porém, é que ele é importante para o Tottenham da mesma forma. Na Champions League isso ficou nítido, pois ele jogou sete partidas e marcou quatro gols. No Campeonato Inglês, o jogador iniciou 27 jogos como titular, marcou 12 gols e deu 6 assistências.
Pela Coréia do Sul, Son já disputou 63 jogos como profissional e marcou 20 gols. Será que, aproveitando a fase em seu clube, ele consegue levar a sua seleção mais longe do que fora na última Copa?
O técnico
Shin Tae-Yong está na seleção sul-coreana desde 2014, mas antes trabalhava com as categorias de base como assistente técnico. Em julho de 2017, ele assumiu o comando da Coréia no lugar do alemão Uli Stielike. Muitos dos atletas que estão na seleção principal passaram pelas mãos de Shin na base, portanto é importante ficar de olho em um grupo que se conhece.
Além das seleções de base, Shin já treinou o Seongnam FC e tem dois títulos: a Liga dos Campeões da Ásia (2010) e a Taça da Coreia (2011). Atuando com a camisa da seleção coreana, Shin fez 23 jogos de 1992 a 1997 e marcou três gols.
Curiosidades da Coreia do Sul
Son Heung-Min principal estrela da Coreia do Sul e jogador importante do Tottenham poderá ter que jogar pelo time do exercito local a partir do ano que vem. Na Coreia do Sul, os homens precisam servir no exército pelo período de dois anos, e o alistamento precisa ser terminado até que eles façam 27 anos, idade que Son completará no ano que vem. No entanto ele poderá receber a isenção por méritos, caso ele seja campeão asiático ou campeão do mundo com a seleção do seu país.
Maior jogador da história do país, Park Ji-Sung afirmou que a Coreia tem 50% de chance de passar pela primeira fase da Copa. Park Ji-Sung já aposentado, trabalhará como comentarista em na emissora local SBS.
Sobre o país
Capital: Seul
Número de habitantes: 48 636 068 habitantes
Participações em copas: 9
Melhor participação: 2002 – Coreia do Sul e Japão
Time base: Kim Seung-Gyu, Park Joo-Ho, M. Kim, H. Jang, Hong Jeong-Ho, Lee Yong; J. Lee, ki-Sung Yeung, Jung Woo-Young, Kwon Chang-Hoon; Son Heung-Min.
Posição última copa: 27º – eliminada na primeira fase
Ranking Fifa: 61º