
Com todos os clubes das duas primeiras divisões na disputa, Copa Colômbia tem mudança de formato para 2025
A Copa Colômbia 2025 tem mudança no seu formato de disputa. Em sua 23ª edição, o torneio reúne todos os clubes das duas primeiras divisões do futebol colombiano e terá término em dezembro, dando ao campeão vaga na Copa Sul-Americana de 2026. O Atlético Nacional é o atual detentor do troféu.
A primeira fase se divide em duas partes. Na A os 20 times que não avançaram aos quadrangulares das duas divisões foram divididos em quatro grupos de cinco (todos com três da primeira divisão e dois da segunda). Após turno único, os dois melhores de cada avançarão ás oitavas de final. Posteriormente, na Parte B, os 16 clubes que se classificaram aos quadrangulares se enfrentarão em oito confrontos eliminatórios, sempre com um da elite encarando um da segundona, em ida e volta, para definir os restantes classificados às oitavas de final.
A partir das oitavas, mata-mata em ida e volta, incluindo a decisão. A Dimayor, órgão que comanda o futebol colombiano, já informou que nas oitavas de final, os oito classificados na Parte A irão encarar os oito remanescentes da B.
La Equidad vence jogo de abertura da Copa Colômbia 2025
A bola começou a rolar nesta quarta-feira (28). O Leones perdeu para o La Equidad, por 2 a 1, em pleno estádio Metropolitano, em Itagüí. Aos 19 minutos, Fabián Chaverra abriu o placar, ampliado aos 30 por Jefferson Asprilla. Foi o primeiro gol como profissional do jovem da base do Verde Capitalino. No segundo tempo, aos 38 minutos, Alejandro Ceballos descontou para os locais.
Na outra partida do dia, Llaneros e Atlético (ex-Dépor) empataram por 1 a 1, no estádio Bello Horizonte – Rey Pelé, em Villavicencio. Kevin Rincón inaugurou o marcador aos 44 minutos. Contudo, depois do intervalo, aos 27 minutos, Jaider Cortés impediu a derrota dos visitantes.
Grupos
A – Atlético Bucaramanga, Deportivo Cali, Deportes Quindío, Boca Juniors de Cali e Boyacá Chicó
B – Alianza, Águilas Doradas, Envigado, Orsomarso e Barranquilla.
C – Deportivo Pasto, Llaneros, Unión Magdalena, Real Santander e Atlético.
D – Deportivo Pereira, Fortaleza, La Equidad, Leones e Bogotá.