Conhecendo Clubes do Interior de SP: Comercial

 Conhecendo Clubes do Interior de SP: Comercial

Conheça um pouco mais sobre a história do Comercial Futebol Clube

O Comercial Futebol Clube é uma equipe com sede na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, que foi fundada no dia 10 de outubro de 1911. Inicialmente a equipe recebeu a grafia de Commercial Football Club, que foi mudada com o passar do tempo.

Primeira partida

O primeiro duelo envolvendo a equipe do Comercial (ainda com a grafia Commercial) foi no dia 15 de novembro de 1911, em um amistoso contra o Athletico Gymnasial, outra equipe de Ribeirão Preto.

O duelo acabou com uma derrota do Comercial por 3 a 1, mas ficou registrado o primeiro gol da história do clube, anotado por Layolla.
Ficha técnica – Athletico Gymnasial 3×1 Commercial FC

Local: Campo do Athletico Ribeirão Preto

Árbitro: Jefferson Nogueira

Gols: Arlindo, Luiz e J. Franco (A Athletico Gymnasial); Loyolla (Commercial FC)

Athletico Gymnasial: Hugo, Jonas, Luiz, Guttemberg, J. Franco, Cervantes, Gama, Luiz, Arlindo, Ortiz e José

Commercial FC: A. Oliveira, Moreira, Fritsch, F. Almeida, Jose Grota, A. Almeida, S. Reinaldo, Djalma Machado, J. Lima, V. Mello e Loyolla.

Primeiro jogo internacional

O primeiro duelo internacional da equipe aconteceu em 1922, em um amistoso diante da Seleção Argentina, que terminou em 1 a 1. A seleção do país vizinho estava no Brasil para a disputa do Campeonato Sul-Americano e a Copa Racco, dois torneios que foram vencidos pelo Brasil.

Primeiros títulos

As primeiras conquistas da equipe não demoraram para acontecer. Em 1917, o Comercial conquistou a Taça Castellões, que reuniu diversos clubes do interior paulista.

Os participantes da competição foram: Comercial FC e Palestra Itália EC (Ribeirão Preto); CA Pirassununguense (Pirassununga); AA São João (São João da Boa Vista), União Atletica Casabranquense (Casa Branca), EC Taubaté (Taubaté), e representantes das cidades de Batatais, Taquaritinga, São Simão, São Carlos, Tambaú, Piracicaba e Franca.

Em sua campanha, o Comercial venceu o Taquaritinga por 20 a 0, sendo essa a maior goleada da história do clube; o São Carlos por 3 a 1; São Simão por 6 a 0; Palestra Itália por 2 a 0; Franca por 7 a 0 e novamente o Palestra por 4 a 1.

O Comercial também conquistou a Taça Besquizza, no mesmo ano, ao vencer o Paulistano, atual campeão paulista, por 4 a 1.

 

Força do interior

No ano de 1919, a equipe do Comercial foi o primeiro time de Ribeirão Preto a disputar um campeonato de maior relevância. A competição em questão foi o Campeonato Paulista Divisão do Interior da APEA (Associação Paulista de Esportes Athléticos). A equipe fez uma belíssima campanha, mas acabou com o vice-campeonato, após ser derrotado pelo EC Taubaté na final.

Excursão ao Nordeste

Em 1920, convidado pelo Sport Club do Recife, a equipe do Comercial realizou uma excursão para o Nordeste, onde realizou oito partidas.

Foram sete vitórias, contra um Combinado América/Santa Cruz; Sport; Santa Cruz FC; América; Náutico; Liga Pernambucana e Liga Baiana, e um empate, diante da própria Liga Pernambucana.

Dessa excursão surgiu o apelido que o clube leva até hoje, Leão do Norte.

Paralisação e retorno as atividades

Em 1929, após uma crise na bolsa de Nova York, a cidade de Ribeirão Preto foi afetada diretamente, a diretoria do clube decidiu por uma cessão de trabalhos, que durou até o ano de 1954, onde ocorreu uma mobilização pelo retorno do Comercial, onde aí sim recebeu a grafia que leva até os dias de hoje.

Rolo compressor

Em 1966 a equipe do Comercial viveu o seu melhor ano da história, onde realizou feitos importantes e recebeu o apelido de Rolo Compressor.

O Leão acabou com uma invencibilidade de 14 jogos do Palmeiras dentro do Palestra Itália, e também venceu a equipe em Ribeirão Preto por 3 a 0.

Em uma partida emocionante, o Comercial conseguiu anotar cinco gols no Santos de Pelé dentro da Vila Belmiro, um feito espetacular.

A equipe também aplicou uma goleada histórica por 8 a 1 sobre o Bragantino, jogando em Ribeirão.

De quebra, o Leão terminou o Paulista em terceiro lugar, atrás do Palmeiras e Corinthians apenas.

Fase atual

Após algumas crises e boas fases, o Comercial passou anos alternando entre Série A-3, A-2 e até mesmo a elite paulista. Atualmente, a equipe disputa a Série A-3, onde terminou em 10º lugar em 2016, e também joga a Copa Paulista.

Wesley Contiero

Jornalista, 29 anos, natural de Lins, interior de São Paulo.

Related post

Leave a Reply